Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

SSP Promove Reunião do Conselho Superior da Polícia Civil e Entrega 16 Pistolas .40 a Polícia Científica

Data do post: 29/11/2017 20:24:50 - Visualizações: (1099)

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 31, no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em Palmas, reunião extraordinária do Conselho Superior da Polícia Civil. 

Secretaria de Segurança Pública-TOO evento foi presidido pelo Subsecretário da Segurança Pública, Abizair Antônio Paniago e teve como objetivo realizar o julgamento de processos, efetuar a distribuição de novos procedimentos, bem como tratar de outros assuntos de interesse da Segurança Pública.

Durante a reunião, foram entregues à Polícia Científica, 16 pistolas, Cal .40, das marcas Imbel e Taurus, as quais serão utilizadas, pelos peritos, nos serviços de plantão do Instituto de Criminalística e Identificação de Palmas, além do Núcleos de perícia do interior do Estado.

Ao fazer a entrega das pistolas, o Subsecretário da SSP Abizair Paniago ressaltou a importância da ação. “Dentro do planejamento estabelecido para a Segurança Pública, faz-se necessário que os policiais científicos, que atuam no front das ações em campo, também estejam devidamente preparados e equipados para eventualidades, portanto, é necessário que eles estejam  armados e usando coletes balísticos, a fim de ter segurança quanto a sua atuação e, dessa maneira, possam transmitir mais segurança a população”. Pontuou.

Secretaria de Segurança Pública-TOAbizair também ressaltou que, a partir de agora, a Polícia Científica passa a ser contemplada nas próximas ações de aquisições de armamentos, bem como de coletes balísticos, a fim de que os integrantes da Polícia Científica possam ter mais tranquilidade no exercício da importante missão que é coletar provas técnicas e científicas.

Para o superintendente da Polícia Científica, Marcelo Diniz, o recebimento das armas representa mais qualidade nos trabalhos realizados pelos peritos criminais, principalmente, aqueles que trabalham nos plantões do Instituto de Criminalística de Palmas e nos Núcleos do Interior do Estado.

“Estamos muito felizes com apoio não só do secretário, como do Conselho Superior de Polícia Civil, pois trata-se de um requerimento antigo da Polícia Científica. Desta maneira, levamos essa demanda ao Secretário César Simoni, que prontamente nos atendeu e solicitou ao Delegado-Geral que nos encaminhasse essas 16 armas que serão muito importantes no desempenho das funções dos peritos”, frisou.

O presidente do Sindiperito, José da Silva Filho também destacou o recebimento das armas pontuando que as mesmas serão de extrema importância na realização dos trabalhos periciais. “Essas armas representam mais segurança para os peritos, pois quem trabalha nos plantões corre um risco maior, já que muitas as perícias realizadas são externas e que podem acarretar riscos a saúde e a vida do perito, dessa maneira, as armas recebidas ajudarão a garantir a integridade física do profissional, fazendo com que o mesmo possa se defender de agressões injustas provocadas por autores que, por ventura ainda estejam no local do crime”, ressaltou.

Secretaria de Segurança Pública-TOAinda durante a reunião, aconteceu à premiação do Campeonato Aberto de Tiro, na modalidade; ‘Production Policial’, pistola Cal. 40, que foi realizado no último dia 7 de outubro de 2017, no Clube de Tiro e Caça do Cerrado (CTCC), em Palmas. Sendo que a Agente de Polícia Aline Maria recebeu o troféu pelo 2º lugar conquistado no torneio. 

Na oportunidade, na categoria masculina, o primeiro foi o perito criminal Leonardo Ribas, na segunda colocação ficou o delegado Cassiano Oyama, em 3º o médico legista Jorge Ioshida. No feminino, a primeira colocada foi à delegada Lorena Ribeiro Oyama, a 2ª colocação ficou com a agente de polícia Aline Maria, de Araguaína e a 3ª Colocação ficou com a papiloscopista Karina Peres, de Palmas.

Além do Subsecretário Abizair Paniago também participaram da reunião, o corregedor-geral da Polícia Judiciária Civil, Fábio Simon; o superintendente da Polícia Científica, Marcelo Diniz; o Delegado-Geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira; bem como policiais civis que são membros efetivos e suplentes Do Conselho Superior de Polícia Civil.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO