Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Missão do BIRD Visita Canteiro de Obras do Novo Prédio do Naturatins

Data do post: 27/11/2017 19:31:17 - Visualizações: (966)

O canteiro de obras do novo prédio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), recebeu na sexta-feira, 24, a visita do técnico do Banco Internacional Para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). 

Naturatins-TOA visita a campo tem como proposta realizar uma análise preliminar de possíveis impactos ambientais e sociais da obra. Também são verificadas as atividades socioeconômicas e culturais típicas na zona de influência do projeto, além de identificar os possíveis conflitos gerados pela obra.

No edifício funcionará o Centro de Atendimento ao Usuário, local onde serão  executadas as atividades referentes ao licenciamento ambiental. A obra faz parte do plano de aquisição do Naturatins no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS). O novo prédio está localizado numa área de aproximadamente 6.500 m², e terá uma área construída de 719,87 m², com estimativa para lotar 80 servidores.

Esta obra somente foi possível graças ao empenho da atual gestão do Naturatins em dar andamento no processo de Naturatins-TOconstrução custeado pelos recursos conseguidos pelo Governo do Estado do Tocantins junto ao Bird. O acordo de empréstimo assinado com o Banco é um marco histórico para o Naturatins. O valor total do investimento será na ordem de R$ 1.959.664,07.

Na visão do especialista Sênior em Meio Ambiente do BIRD, Márcio Cerqueira Batitucci, a visita teve como objetivo verificar o andamento da obra, além de observar se as especificações técnicas do projeto estão sendo cumpridas pela construtora vencedora da licitação. “Nossas preocupações são relativas à saúde e segurança dos trabalhadores, a questão sanitária, por exemplo, e se os esgotos serão tratados e conduzidos corretamente. Mas não é o caso dessa obra, já que não existem vizinhos na circulação, ou seja, o impacto é zero”, informou.

Márcio Batitucci destacou que a obra tem dimensões suficientes nas vias próximas, o que não trás nenhum impedimento, isto é o tráfego de veículos no entorno da obra não sofrerá transtornos com a chegada de equipamentos ou material.Naturatins-TO “Esperamos que o Naturatins e a construtora continuem com o mesmo cuidado, atenção e que o andamento fique dentro do esperado”, declarou.

A arquiteta do Naturatins Nilza Verônica Campos Amaral Aguiar, explica que está aprendendo junto com todos os órgãos executores que tem obras não rodoviárias, a cumprir as exigências da Ficha de Avaliação de Impactos Socioambientais de Subprojeto (AISA). “Para mim é relevante tanto cumprir as exigências quanto colaborar para que o Naturatins receba um novo prédio onde funcionará a Diretoria de Licenciamento Ambiental, que contará com instalações novas, mobiliário adequado ao lay-out e que foi pensado para atender as necessidades dos técnicos nas suas rotinas de trabalho”, destacou.

Também participaram da visita a obra, a fiscal da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinf) e engenheira civil, Ana Leide, a engenheira civil do Naturatins Olga Barale e o diretor do PDRIS na Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), Maurício Fregonesi. A próxima visita do BIRD a obra está prevista para o segundo semestre de 2018.

Fonte: Naturatins-TO