Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Bombeiros Realizam Operação Limpa Quartel Para Eliminar Focos do Aedes

Data do post: 24/11/2017 14:26:42 - Visualizações: (905)

Os bombeiros realizaram na manhã desta sexta-feira, 24, uma operação para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti vetor na transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus. 

Corpo de Bombeiros MilitarA primeira fase foi realizada nas imediações do Quartel do Comando Geral da instituição. Também participaram da ação, servidores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

“O objetivo principal é sensibilizar e mobilizar todos os Bombeiros Militares na prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti, durante todo o ano, e ficou definido a última sexta-feira de cada mês como o ‘dia da faxina", na qual todos os militares deverão se empenhar no intuito de eliminar qualquer foco do mosquito” destacou o coordenador da sala estadual de combate ao Aedes, major dos bombeiros Marcelo Marinho.

A ação faz parte do projeto de formação de brigadas que teve início esta semana e capacitou bombeiros, técnicos da Sesau e Defesa Civil Estadual, para serem formadores de outras brigadas em vários municípios do Tocantins. “Essa ação será rotineira, a Corpo de Bombeiros Militarintenção é que sistematize as ações que são realizadas nós já fizemos o mapeamento da área vimos os pontos mais críticos e estamos fazendo a primeira intervenção, mas o esperado que no próximo ano as dependências do Corpo de Bombeiros já estejam em um padrão de excelência e a saúde dos trabalhadores protegida”, explicou o biólogo da Sesau, Marcos Torres.

Esses profissionais irão combater o vetor e ainda propor ações a fim de reduzir e/ou erradicar a transmissão dos agravos de saúde à população.

Como evitar criadouros

Manter as calhas sempre limpas;

Jogar no lixo objetos sem utilização que possam acumular água;

Corpo de Bombeiros MilitarJamais deixar pneus expostos ao tempo, evitando desta forma o acúmulo de água dentro deles;

Cobrir as piscinas quando não estiver em uso, limpar periodicamente, utilizando, preferencialmente cloro;

Esvaziar baldes, latas e garrafas e não se esquecer de guardá-los com o gargalo para baixo, preferencialmente em local coberto;

Manter as vasilhas de alimentação dos animais domésticos sempre limpas, trocando a água diariamente;

Encher de areia as bordas dos vasilhames das plantas;

Não deixar água acumulada sobre as lajes.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar