Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Corpo de Bombeiros e Sesau Realizam Treinamento Para Formação de Brigada de Combate ao Aedes

Data do post: 20/11/2017 18:38:23 - Visualizações: (917)

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) realizam nesta segunda (20) e terça-feira, (21) um treinamento para formação de uma brigada de combate ao mosquito Aedes aegypti, que acontece no quartel do CBMTO. 

Corpo de Bombeiros MilitarParticipam da capacitação integrantes dos bombeiros, Sesau, Secretaria Estadual de Educação, (Seduc) Defesa Civil Estadual e Secretaria de Ação Social (Setas).

O objetivo é formar um grupo de profissionais que sejam formadores de outras brigadas em vários municípios do Tocantins. “Nossa proposta é que esses servidores sejam multiplicadores e também formadores das salas municipais de combate ao Aedes”, destacou o coordenador da sala estadual de combate ao Aedes, major dos bombeiro, Marcelo Marinho.

As brigadas terão ainda a missão de fazer mutirões, ações permanentes em escolas, palestras, rodas de conversa, entre outros. O objetivo é sensibilizar a população na atuação direta ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunha.

Corpo de Bombeiros MilitarOs sintomas

A dengue, chikungunha e zika vírus são muito parecidos, eles podem ser confundidos com outras doenças comuns em períodos de chuva, como a leptospirose, rubéola e o sarampo. O importante é ficar atento aos sinais comuns: dores musculares e nas articulações, febres, dores de cabeça e lesões de pele.

No caso da dengue e chikungunha, a febre fica acima de 38°C e em apenas 50% dos casos há manifestação dermatológica. Já no zika vírus, a febre é mais baixa, mas as lesões acometem 90% a 100% dos infectados, geralmente acompanhadas de coceiras.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar