Prefeitura de Tocantinópolis Não Adere ao Feriado Municipal do 'Dia da Consciência Negra'

Data do post: 17/11/2017 13:09:31 - Visualizações: (977)    Imprimir

A Prefeitura Municipal de Tocantinópolis informa que não irá aderir ao feriado municipal em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira, dia 20 de novembro. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, o maior ícone da história dos negros no Brasil.

Foto: Dirceu LenoDe acordo com o Governo Municipal, a não adesão se dará pelo fato de que dia 20/11 acontecerá os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e obviamente, ocorrerão os pagamentos de alguns servidores, fornecedores e demais prestadores de serviços. Nesse sentido, a Prefeitura e demais órgãos afetos à repartição municipal funcionarão normalmente na segunda-feira, próxima.

Um dos motivos pela não adesão é que o feriado inviabilizaria tais demandas a serem cumpridas junto aos seus fornecedores, prestadores de serviços e servidores. Além disso, nesses últimos meses houve-se vários feriados nacionais e estaduais, que consequentemente, resultaram em pontos facultativos, razões pelas quais o Poder Executivo não seguirá a normativa municipal aprovada em 2015.

No entanto, as Escolas Municipais seguirão o calendário escolar previamente estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação.

Dia da Consciência Negra

O feriado municipal foi estabelecido pelo Projeto de Lei nº 973/2015, de 15 dezembro de 2015. O dia também entrou no calendário escolar e foi incluído o ensino sobre diversas áreas da história e cultura afro-brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias, etc.

A data de 20 de novembro, foi escolhida em 1695, em referência ao assassinato do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. A data traz a reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da identidade brasileira. Os povos africanos colaboraram nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos do Brasil.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Tocantinópolis Registra o Segundo Homicídio do Ano de 2019

Foto da notícia

Data: 20/01/2019 11:33:13 - Visualizações: 3952

Notícias Relacionadas

20/01/2019
Tocantinópolis Registra o Segundo Homicídio do Ano de 2019

16/01/2019
Prefeito Paulo Gomes Emite Nota de Esclarecimento Após Acusações de Vereador

15/01/2019
Buracos Provocados Pela BRK Ambiental em Ruas e Avenidas de Tocantinópolis Podem Gerar Multas de Até R$ 658,80 Por Dia

14/01/2019
Eletricista Veicular Tem Motocicleta Honda Pop 100 Furtada na Rua da Tobasa em Tocantinópolis

12/01/2019
Trio que Matou Comerciante é Preso Pela Polícia Civil e Adolescente Conta Detalhes de Como Assassinou José Gonçalo

11/01/2019
Comerciante de Tocantinópolis é Vítima de Latrocínio Durante Assalto em Chácara que Morava

Todas as Notícias