Mulheres de Tocantinópolis Recebem Atendimento Especial de Saúde em Comemoração ao Outubro Rosa

Data do post: 29/10/2017 23:34:03 - Visualizações: (1166)    Imprimir

O câncer de mama é um dos males que tem afetado grande parte da população brasileira, e a principal vítima desse mal são as mulheres.

Foto: Dirceu LenoFoto: Dirceu LenoSegundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a cada 10 mulheres diagnosticadas no Brasil, três morrem por conta desta doença.

Visando combater esse mal que ataca a saúde feminina, a equipe da Unidade Básica de Saúde Múcio Barbosa (Policlínica), com o apoio da Prefeitura de Tocantinópolis, da Secretaria Municipal de Saúde e demais colaboradores, realizou na noite da última quinta-feira (26), atendimento especial voltado para o público feminino, em comemoração ao “Outubro Rosa”. A policial militar, sargento Cristiane, que passou por processo de quimioterapia, abriu o encontro onde relatou em depoimento sobre o momento vivido durante o período em que esteve com a doença.

Foto: Dirceu LenoTendo como idealizadora, a enfermeira, Leidy Veridyane, a ação além de conscientizar o público alvo sobre a gravidade da doença, incentivou as pacientes da unidade sobre o autocuidado, mesmo estas tendo uma rotina agitada durante a correria do dia a dia. “Além do cuidado junto à atenção primária, a ação teve como principal objetivo conscientizar e ao mesmo tempo, de forma educativa, alcançar novos hábitos de prevenção e cuidado sobre a doença, no entanto, para que isso aconteça é necessário a realização dos exames de prevenção, onde as campanhas educativas ocupam posição de destaque, mas para alcançarem sucesso é necessário a adesão da comunidade”, afirma Leidy.

Foto: Dirceu LenoIntegrando a programação voltada à prevenção do câncer de colo de útero e de mama, a fisioterapeuta, Karina Ribas explicou os principais métodos indicados à prevenção da doença. “O autoexame é um dos meios mais simples e recomendados onde as mulheres podem detectar o nódulo. A partir de então, o acompanhamento médico é essencial para a o diagnóstico. Portanto, essas ações são importantes porque além de atrair a população, é um momento especial em que as mulheres se sentem valorizadas, pois a atenção e cuidado estão voltados especialmente para elas”, disse.

Foto: Dirceu LenoFoto: Dirceu LenoCom um ambiente totalmente decorado alusivo ao “Outubro Rosa”, as atividades desenvolvidas durante a ação incluíram coleta de preventivo, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico, nutricional, consultas médicas e orientações voltadas à saúde da mulher. Com apoio de colaboradores, a equipe da Unidade de Saúde distribuiu lanche e realizou sorteio de produtos de beleza para as mulheres participantes do evento.

Dona Maria Aparecida ressaltou que esta foi uma das melhores ações já realizadas sobre o “Outubro Rosa”. “Sinceramente essa foi uma ação que motivou as mulheres a estarem se prevenindo, procurando atendimento e orientação médica. Toda a equipe está de parabéns por ter realizado essa ação que incluiu dentistas médicos, enfermeiros, nutricionista, agentes de saúde, técnicos de enfermagem e demais servidores da unidade”, pontuou.

Foto: Dirceu Leno

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Tetra Campeão Tocantinopolino, União Estreia Neste Sábado (17), Contra Palmeiras do TO na Copa Verão de Futebol do Bico do Papagaio

Foto da notícia

Data: 17/02/2018 03:28:58 - Visualizações: 1331

Notícias Relacionadas

16/02/2018
Profissionais da Limpeza Pública de Tocantinópolis Recebem Novos Uniformes

16/02/2018
Obras de Revitalização do Estádio Lauro Assunção São Iniciadas

13/02/2018
Família Procura Cão da Raça Husky Siberiano que Desapareceu de uma Fazenda Entre Tocantinópolis e Nazaré

13/02/2018
Agredida Pelo Ex, Tocantinopolina Pede Ajuda às Autoridades Após Continuar Sendo Ameaçada de Morte por Telefone

12/02/2018
Defesa Civil de Tocantinópolis Emite Alerta de Enchente do Rio Tocantins

09/02/2018
Após Três Anos, Tocantinópolis Volta a Comemorar Festa de Carnaval. Confira a Programação

Todas as Notícias