Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Naturatins de Arapoema Realiza Doação de Mudas Por Meio de Parceria com Prefeitura de Colinas

Data do post: 19/10/2017 19:55:23 - Visualizações: (912)

Os pequenos produtores e proprietários de terras rurais que possuem chácaras às margens do Rio Araguaia, na região de Arapoema, município a cerca de 370 km da capital Palmas, que desejam contribuir com a arborização das propriedades, poderão solicitar as mudas à Supervisão do Escritório Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da cidade de Arapoema.

Naturatins-TONesta quinta-feira, 19, dois produtores rurais da região foram beneficiados com mudas de árvores. A doação das mudas é resultado de uma parceria da Regional do Naturatins com viveiro de mudas da Prefeitura de Colinas do Tocantins.

Segundo o supervisor Kesley Carvalho, o objetivo é incentivar os produtores rurais a contribuírem com o reflorestamento da região. Para o gestor quando se faz o plantio de árvores nas Áreas de Reservas Legais como, por exemplo, nas Áreas de Preservação Permanentes (APPs) ou nas nascentes, seja de córregos, ribeirões e mesmo dos rios, o produtor rural está contribuindo com a recuperação das matas ciliares. “Com essa atitude o produtor poderá diminuir os problemas de erosão do solo e manter a qualidade da água da propriedade rural”, explicou.

As mudas doadas são de espécies como pau preto, ninho, jussara (palmeira da família do açaí), encontrada em estados da região norte do país, e em alguns Estados da região nordeste. Além de árvores frutíferas e mudas de pata vaca, também muito usadas em jardins e outras árvores exuberantes, como ipê amarelo, roxo e rosa, dentre outras espécies.

Naturatins-TOÁrea de Reserva Legal (ARL)

Trata-se de área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa.

Com a proposta de incentivar também o plantio de árvores nas escolas e na frente das unidades de ensino, a Regional de Arapoema também distribuí frequentemente as mudas, durante palestras da Educação Ambiental. Neste encontros também são distribuídas a Revista Coquetel, uma edição específica sobre o Meio Ambiente.

Os interessados podem buscar as mudas na Supervisão do Escritório Regional do Naturatins, localizado na Rua Governador Brasil Caiado, nº 847 – Centro / Arapoema.

Fonte: Naturatins-TO