Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Conferência Estadual de Assistência Social Aborda Importância da Garantia de Direitos

Data do post: 18/10/2017 21:27:00 - Visualizações: (796)

Visando oportunizar uma visão ampla sobre a temática e suscitar um debate efetivo entre os participantes da 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, iniciada na manhã desta quarta-feira, 18, em Palmas, a conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social, Luziana Maranhão, realizou a palestra magna sobre Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tema desta Conferência.

Setas-TOA Conselheira iniciou sua palestra abordando o histórico da Assistência Social e destacou os avanços obtidos. “A Assistência Social saiu de um patamar de caridade para ser uma Política Pública de Estado e isso é um marco. Hoje a Assistência é um direito e não benevolência”, defendeu ela.

Neste sentindo também,Luziana abordou a importância de garantir a manutenção dos direito já obtidos. "Todos os atores envolvidos no SUAS têm que estar emanados no sentido de garantir que não tenha retrocesso. Nas Conferências anteriores muito se discutia sobre organização e estruturação. Agora o momento nos pede para que trabalhemos o fortalecimento. É preciso que política de Assistência Social avance, mas é primordial que se fortaleça para que não tenha nenhum retrocesso. Hoje a Assistência é um direito e não podemos deixar que a população o perca”, afirmou.

A defesa dos direitos da população foi o que ressaltou também a secretária de Assistência Social de Lavandeira, Rivânia Serafim. “Somos de uma região pequena e sabemos que Setas-TOgrande parte do nosso povo precisa dos serviços da Assistência Social. Estou aqui hoje para debater e defender os anseios da nossa população para que possamos crescer e melhorar o local no qual vivemos. Fiz uma longa viagem de carro até aqui e não me arrependo”, disse ela que percorreu cerca de 520 km de seu município, no sudeste do Estado, até Palmas.

11ª Conferência Estadual

O evento é uma realização do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-TO), e acontece nesta quarta-feira, 18 e quinta-feira, 19, no Auditório Cuica da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas. Durante a Conferência Estadual serão eleitos os 24 delegados que apresentarão as propostas do Tocantins na etapa nacional, que acontece de 04 a 08 de dezembro em Brasília.

Fonte: Setas-TO