Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Diocese de Marabá Celebra o Jubileu de 25 Anos da Pastoral da Criança

Data do post: 05/07/2017 12:21:48 - Visualizações: (1310)

No próximo dia 09 de julho, a Pastoral da Criança estará celebrando o jubileu de 25 anos de missão na Diocese de Marabá. Este organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, tem atuado no cuidado à vida de crianças de 0 a 6 anos de idade e gestantes na região do Carajás, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da infância na Amazônia.

Fotos: divulgaçãoAtualmente, cerca de 3.673 mil crianças são acompanhadas pel@s líderes, pessoas voluntárias a serviço da Pastoral da Criança, que atuam em ações de saúde, educação, nutrição e cidadania, através de visitas domiciliares e celebrações da vida, momento onde a fé e a vida acontece com reflexões, orações, ações de verificação de peso e partilha de um lanche como um gesto de comunhão na comunidade.

HISTÓRIA

 A Pastoral da Criança foi implantada oficialmente dia 29 de julho de 1992, inicialmente no bairro Laranjeiras, município de Marabá. Através da iniciativa de irmã Agnes Vincquier, religiosa missionária do Sagrado Coração de Maria, que trouxe a preocupação e a experiência que já acontecia em outros lugares do Brasil, no combate à desnutrição, verminose e outras doenças que afetavam diretamente a saúde da criança.

A disponibilização da multimistura e o incentivo ao soro caseiro foram algumas das estratégias que foram sendo incorporadas nas ações com as famílias que ajudaram muitas crianças contra a grave desnutrição e desidratação causada pela diarreia.

Preocupada com as dificuldades relacionadas à saúde e cidadania, a Pastoral da Criança começou a inserir-se em alguns espaços como o Conselho de Saúde e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Atuando no controle social, defendeu o direito ao pré-natal para as gestantes, bem como a gratuidade da certidão de nascimento aos recém-nascidos.

MISSÃO

 Referência no trabalho de base voltado à infância, a Pastoral da Criança tem sido presente nas comunidades das periferias, acampamentos, indígenas, assentamentos, e outros lugares necessários, assumindo em comunhão com a Igreja Católica, a opção preferencial pelos pobres.

Para Lúcia Santos, atual coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, viver este momento é celebrar assumindo ainda mais a missão inspirada no Evangelho de João:  “para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Jo 10,10). “Precisamos festejar os frutos, mas também ampliar a semeadura”, destaca.

SUSTENTABILIDADE

Durante a caminhada, a Pastoral da Criança também tem desenvolvido projetos em parceria com outras pastorais e agencias de cooperação internacional. Além disso, tem incentivado a sociedade assumir a autossustentabilidade da Pastoral da Criança em sua localidade através da Campanha da Luz. Essa doação é feita através da fatura de energia e contribui para o fortalecimento das ações básicas na própria comunidade onde é captada a colaboração.

Além disso, também investe na busca e capacitação de nov@s líderes para atuar com qualidade na missão. Através da formação contínua, tem atualizado e ampliado o conhecimento de pessoas que possam comprometer-se no acompanhamento nutricional, brinquedos e brincadeiras, hortas caseiras e outras ações básicas e complementares.

PROGRAMAÇÃO

Durante o Jubileu dos 25 anos da Pastoral da Criança, acontece uma grande celebração com a presença de D. Vital Corbellini, bispo da Diocese de Marabá e Dr. Nelson Arns, coordenador internacional da Pastoral da Criança e filho da Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. No dia 09 de julho acontece uma grande caminhada conta com a participação do clero, da vida religiosa e do laicato da região do Carajás.

A programação ainda segue no dia 10 de julho pela manhã com uma mesa redonda sobre “Acompanhamento Nutricional, 1000 dias e Nossa Saúde” com @s profissionais de saúde do município de Marabá e à noite na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA. O evento encerra-se com a visita de Dr. Nelson ao município de Parauapebas, com parada em Curionópolis, localidades em expansão do trabalho da Pastoral.

Fonte: Eduardo Amazônia