Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Capacitação do Programa Criança Feliz Simula Visitas Domiciliares

Data do post: 28/06/2017 16:58:38 - Visualizações: (891)

Formas de estimular crianças de acordo com suas idades e maneiras de realizar orientações precisas durante as visitas domiciliares foram os principais focos da Capacitação de Supervisores e Visitadores do Programa Criança Feliz (PCF) nesta quarta-feira, 28. 

Setas-TOPara melhor assimilação dos temas abordadas, os 18 municípios tocantinense que estão participando da capacitação ainda realizaram simulações de visitas domiciliares.

Segundo uma das multiplicadores da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), estudos de caso e simulações são fundamentais para que o conteúdo seja fixado pelos equipes. “Eles estão aprendendo, com base em estudos que comprovam o valor da visita domiciliar, o quanto este trabalho é capaz de influenciar positivamente no desenvolvimento das crianças. Por isto é interessante que possam ter momentos teóricos e práticos para que desenvolvam um bom trabalho nos seus municípios. Simular as situações aqui em sala dá mais segurança para isso”, explicou Katilvânia Guedes que é coordenadora estadual do PCF.

Para a supervisora da equipe de Sampaio, Lorena Oliveira, a capacitação tem Setas-TOpossibilitado vislumbrar a realidade do público-alvo do Programa, que são gestantes e crianças até seis anos de idade. “O aprendizado é incrível, pois todo dia temos estudos de caso e simulações que nos fazem perceber como vai ser nossa rotina de trabalho. As multiplicadoras estão sempre inovando nas aulas e conseguimos tirar todas nossas dúvidas. Sem sombra de dúvidas, tem sido muito bom”, elogiou.

A capacitação está acontecendo em Araguaína, a 380 km de Palmas, durante toda a semana e, apresenta estudos que mostram que as intervenções na primeira infância podem ser uma estratégia eficaz para melhorar os resultados ao longo da vida das crianças em situação de vulnerabilidade. Um nova turma será realizada em Palmas a partir do dia 3 de julho para contemplar os outros municípios que aderiram ao Programa no Estado. Para estas outras cidades, as inscrições estão disponíveis pelo linkSetas-TO http://sgs.setas.to.gov.br/auth/login e seguem até esta sexta-feira, 30.

Criança Feliz

O programa Criança Feliz tem o intuito de desenvolver políticas públicas para melhorar a qualidade de vida na primeira infância, a fim de promover o desenvolvimento infantil integral e incentivar as famílias a cuidarem melhor das suas crianças. No Tocantins, 42 municípios aderiram à iniciativa. O programa tem como público-alvo gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Comunitária (BPC) e suas famílias e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medidas de proteção.

Fonte: Setas-TO