Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Defensoria Pública Debate Igualdade Racial com Estudantes

Data do post: 28/06/2017 16:47:38 - Visualizações: (758)

“Às vezes a gente anda na rua à noite, vê um homem negro no ponto de ônibus e fica com medo. Acredito que aí já estamos sendo preconceituosos sem perceber.” A reflexão de uma estudante de 14 anos do Instituto Presbiteriano de Palmas foi exposta na manhã desta quarta-feira, 28, na palestra e roda de conversa sobre Igualdade Racial da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins. 

Defensoria Pública-TOA programação integra o projeto “Defensores da Cidadania”, do NDDH – Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, que vai levar palestras e rodas de conversa sobre diferentes temas às unidades escolares.

A atividade foi coordenada pela defensora pública Maurina Jácome Santana, coordenadora interina do NDDH, que ministrou palestra juntamente com a analista jurídica do Núcleo, Liz Marina Regis Ribeiro, para cerca de 150 alunos, de 11 a 15 anos, de turmas do 8º e 9º ano do Instituto Presbiteriano de Palmas. De acordo com a Defensora Pública, o objetivo é contribuir para a promoção de direitos humanos à juventude.

Temáticas como preconceito, racismo, identidade visual, injúria qualificada, cultura e religiões afrodescendentes, políticas públicas, leis para promoção de igualdade racial foram debatidos com foco no conceito, situações cotidianas, as formas de prevenção e enfrentamento. “Quando a gente privilegia uma determinada raça, cor da pele ou tipo de cabelo em detrimento de outra já estamos contribuindo com diversas formas de preconceito, de racismo e consequentemente com a desigualdade racial”, disse a defensora pública Maurina Jácome Santana.

Após as palestras, as turmas se dividiram para rodas de conversa, onde os alunos puderam expor as suas ideias e debatê-las com a equipe do NDDH. “A ideia é que daqui para frente vocês possam reproduzir uma visão diferente, que promova a igualdade racial”, complementou Liz Marina.

Projeto

Defensoria Pública-TOO projeto “Defensores da Cidadania” é uma iniciativa da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por intermédio do Núcleo de Direitos Humanos e Cejur – Centro de Estudos Jurídicos. O objetivo é contribuir para a promoção dos direitos humanos, com especial ênfase para a sensibilização e conscientização, por meio de uma aprendizagem que contribua com a formação protagonistas na defesa e efetivação dos direitos e garantias fundamentais, junto à comunidade em que estão inseridos, e com vistas à construção e consolidação da cidadania ativa.

O público alvo não se limita à comunidade escolar, e visa promover a educação em direitos humanos em outros espaços comunitários, tais como centros de convivências, abrigos, instituições públicas e privadas e centros de referência em assistência social, dentre outros.

Participe

Para ter acesso ao material, solicitar a assessoria ou a realização de palestras, basta entrar em contato com o NDDH (3218-6953) e informar a temática que será abordada. O núcleo especializado poderá ainda prestar apoio logístico e elaborar roteiros com a adequação da metodologia adequada a cada público alvo nas ações demandadas, além disso serão disponibilizados materiais educativos e assessoria para realização das palestras.

Fonte: Defensoria Pública-TO