Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Naturatins Promove Workshop Para Consultores Ambientais de Palmas

Data do post: 27/04/2017 17:23:06 - Visualizações: (832)

Buscando aperfeiçoar e estreitar o relacionamento Naturatins/Consultor/Usuário aconteceu nesta quarta-feira, 26, no auditório do Naturatins em Palmas, um workshop para apresentação do Programa Simplifica Verde. 

Naturatins-TODurante o evento foram apresentadas propostas de ações visando desburocratizar e reduzir prazos de licenciamento aos consultores ambientais que prestam assessoria técnica aos empreendedores que necessitam dos serviços prestados pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). O Programa Simplifica Verde será lançado oficialmente durante a Agrotins, entre 9 e 13 de maio de 2017.

O presidente do Naturatins, Herbert Brito Barros (Buti), que fez a abertura do evento, destacou a parceria com os profissionais da área ambiental, discorrendo sobre o engajamento do Instituto, de maneira a obter bons resultados que alcancem a todos, mas de forma a dar celeridade e realizar as exigências legais. “Estamos diuturnamente mergulhados com o propósito de aprimorar os processos. Por isso estamos visitando as Agências Regionais de Gurupi e Araguaína, além dos Escritórios e também as Unidades de Conservação, para nos aproximar dos gestores e operacionalizar medidas para aprimorar estes processos”, salientou.

O presidente abordou também a relação entre os consultores ambientais e o Naturatins, enfatizando as atividades realizadas na prestação de serviços aos empreendedores. “Teremos que ter além de qualidade, agilidade e ainda precisamos oferecer segurança jurídica aos empresários que buscam o órgão”, destacou.

Como forma de oportunizar aos consultores ambientais a participação da classe, na condução desta nova estratégia de trabalho, o vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral, conduziu o workshop destacando as principais metas do Programa, como a de reduzir em 40% o número de processos ativos no órgão e a implantação de cinco polos de fiscalização, dentre outras, em um prazo de 120 dias. Foi destacada a implantação do monitoramento estratégico em áreas de elevado risco ambiental. Também foram apresentadas medidas para aperfeiçoar o relacionamento Consultor/Naturatins/Usuário.

Cabral destacou ainda que o Naturatins deverá apresentar o programa a outras instituições como o Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama),  Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins, (Faet),  Federação das Indústrias do Estado do Tocantins  (Fieto), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e  Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com a implementação do Programa, também estão previstos o desenvolvimento de procedimentos diferenciados e distribuição de processos conforme critérios de baixa, alta e média complexidade, implantação da conversão de multas, criação do atendimento ambiental e ainda o estabelecimento de uma agenda pública.

Padronização

Durante a participação dos consultores de Gurupi, no workshop realizado no dia 24, segunda-feira, foram apresentadas várias propostas de melhorias, a exemplo da padronização das análises técnicas processuais, treinamento das equipes de analistas e autenticação dos documentos diretamente no setor de protocolo.

Na próxima sexta-feira, 28, o encontro acontecerá em Araguaína. A iniciativa tem como objetivo demonstrar medidas que vão contribuir para a política ambiental, com ênfase na simplificação e agilidade dos processos de licenciamento ambiental no estado do Tocantins.

Naturatins-TOInvestidores

Compartilhando da iniciativa do presidente, o superintendente do Naturatins, Natal César Alves de Castro, realçou o Programa, dizendo que esta é uma medida para facilitar e simplificar as necessidades dos investidores que buscam este atendimento. “É grande a demanda de processos referentes ao licenciamento ambiental nas regionais e escritórios, e por isso o Naturatins está buscando a qualidade dos serviços oferecidos”, completou.

André Cavalcante da Silva, engenheiro ambiental e consultor ambiental, observou que o encontro foi muito louvável. Para ele foi uma alternativa de se reunirem com a equipe técnica do Naturatins. “O encontro serviu para buscar melhorias no desempenho, agilizando as análises, normatizando os procedimentos, estabelecendo critérios e padrões dentro do órgão, para a atividade ficar mais uniforme”, declarou.

Como metodologia de avaliação, foi indicada a formação de grupos compostos pelos consultores que levantaram os pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades para a implantação do Programa Simplifica Verde. “Precisamos estabelecer um pacto institucional pela desburocratização, normatização das análises e o comprometimento pela qualidade, agilidade e transparência nas ações do Naturatins”, finalizou o vice-presidente Edson Cabral.

Fonte: Naturatins-TO