TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racional é Lembrado Hoje

Data do post: 21/03/2017 09:11:50 - Visualizações: (1279)

Hoje é comemorado o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racional. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória aos mortos no “Massacre de Shaperville”, em Joanesburgo, na Africa do Sul, em 1960, quando 69 negros foram assassinados e  outros 186 ficaram feridos por tropas do Exército durante uma manifestação.

NCST TocantinsO massacre aconteceu quando 20 mil negros protestavam contra a lei da posse. Esta lei obrigava os negros a portar cartões de identidades, especificando os locais por onde eles poderiam transitar.

No Brasil, a data marca a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial como forma de reconhecimento das lutas históricas do Movimento Negro Brasileiro.

O diretor de Promoção da Igualdade Racial e Etinas da Nova Central Sindical dos Trabalhadores no Tocantins (NCST-TO), Luiz Carlos Benedito, afirma que no Brasil houve um retrocesso na luta pela eliminação da discriminação racial. “O governo Temer acabou com a Secretaria  Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que tinha status de Ministério e a transformou em um apêndice do Ministério da Justiça”.

Para Luiz Carlos Benedito, com isso a tendência é que a situação da discriminação racial no Brasil se agrave cada vez mais. “Há uma desmobilização total das políticas de promoção da igualdade racial, o que é lamentável sob todos os aspectos”, argumenta o diretor da NCST-TO.

Fonte: NCST Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.