Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Mulheres de Palmas Recebem Certificados em Mecânica de Manutenção de Motocicletas

Data do post: 24/02/2017 13:19:42 - Visualizações: (1139)

“Temos consciência da qualidade da capacitação, assim como da expansão desse mercado de trabalho que deixa de ser masculino com o Jeito de Mulher ”; dessa forma, Kinara Queiroz sintetizou o sentimento das 14 mulheres, capacitadas em Mecânica de Manutenção de Motocicletas, que compareceram na sede central do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Palmas, no inicio da noite de quinta-feira (23), para receberem os seus certificados de conclusão do curso.

Secretaria de Assistência Social Patrícia do Amaral, secretária estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas), disse estar orgulhosa de diplomar mais uma turma de mulheres determinadas a desbravar uma área do mercado de trabalho, ainda, com grande predominância masculina. “Foi muita emoção chegarmos em sala de aula e podermos observar essas mulheres corajosas, levantando os pneus, lidando com graxa, manuseando as ferramentas com intimidade; enfim, rompendo os paradigmas que impedem uma relação de mais igualdade entre os gêneros”, disse a gestora.

A Secretária falou também da importância da continuidade na capacitação dessas mulheres que agora podem pensar não somente em conquistar um emprego, mas também em acessar linhas de créditos, disponibilizadas pelo Governo do Estado e sonhar com ações de empreendedorismo. Com esse objetivo, Patrícia do Amaral convidou as formandas para realizarem o curso de Marketing Pessoal, oferecido no Sine.

O presidente do Banco do Empreendedor do Tocantins (BEM), Acy de Carvalho, falou sobre as linhas de créditos disponíveis para as alunas que queiram trabalhar por conta própria, e de como o certificado de conclusão do curso simbolizava um passaporte de credibilidade e confiança entre elas e a instituição financeira. “Essa certificação possibilita a cada uma de vocês prioridade no atendimento, por conta da certeza de que estarão capacitadas e preparadas para a obtenção de crédito, bem como de que trabalharão com extrema responsabilidade”, disse ele.

O Jeito de Mulher

O curso, realizado em quatro semanas e com total de 180 horas, foi promovido por meio da Gerência de Qualificação e Capacitação do Sine, e faz parte do Projeto Jeito de Mulher, que busca inserir mulheres em áreas com predomínio masculino, o que torna o mercado de trabalho mais democrático.

A primeira etapa do Projeto contemplou os municípios de Araguaína, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, qualificando 258 mulheres. A partir de janeiro deste ano, começou a ser executada a segunda

etapa e a perspectiva é a formação de mais 207 mulheres, totalizando 465 beneficiadas.

Fonte: Secretaria do Trabalho e da Assistência Social