Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Metas Para 2017 São Definidas em Reunião Técnica da Adapec

Data do post: 22/02/2017 20:36:34 - Visualizações: (974)

Dando continuidade às reuniões técnicas dos inspetores e supervisores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), nesta quarta-feira, 22, mais uma rodada de palestras abordaram os principais temas ligados às áreas animal e vegetal, com destaque para o programa de sanidade avícola e o sistema de sanidade e inspeção vegetal. A programação segue até quinta-feira, 23, em Palmas.

Adapec TocantinsO presidente da Adapec, Humberto Camelo, ressaltou que o treinamento é uma ferramenta para fortalecer as ações que são executadas na agropecuária tocantinense. “Cada área está reunida para buscar a padronização de procedimentos que vão desde a fiscalização, trânsito animal e vegetal, entre outros, para que tenhamos um serviço mais eficiente prestado aos produtores rurais, empresários e a população” destacou o presidente.

Na palestra sobre inspeção vegetal, o gerente de avaliação da Adapec, Alex Sandro Arruda, fez um balanço das metas cumpridas em 2016, que chegaram a quatro mil fiscalizações de sementes e mudas e agrotóxicos, e estipularam as metas para 2017 com a previsão de realizar 4,4 mil fiscalizações. “A Agência desempenha as atividades preconizadas pelo Plano Plurianual (PPA) e pelo convênio do Ministério da Agricultura, por isso, precisamos alinhar os relatórios, adequar o sistema de forma unificada, visando agilizar nosso trabalho”, observou o gerente.

Para o supervisor regional de Araguaína, José Carlos Dias dos Reis Filho, o treinamento é uma oportunidade de reciclagem e troca de experiências, pois os supervisores são responsáveis pela cobrança de ações na parte técnica do órgão. “Estamos discutindo as atualizações de legislações, trânsito de vegetais. Além de renovarmos as estratégias para o cumprimento das metas, e com isso, atendermos o número desejado” explicou.

Adapec TocantinsÁrea animal

As palestras com supervisores da área animal abordaram, entre os principais temas, o programa de controle da raiva, sanidade suídea e avícola. “Nosso maior foco do encontro é treiná-los, principalmente, quanto à supervisão em aves, pois identificamos que tem regiões bem desenvolvidas em avicultura industrial, além da criação de subsistência presente em todo o Estado”, disse a diretora de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal Regina Gonçalves Barbosa.

A diretora enfatizou que o interesse é adequar a forma de desempenho da supervisão estadual ao Mapa. “Antes a supervisão contemplava vários programas sanitários, agora, vamos priorizar especificamente a demanda de cada região, após levantamento feito pelos gerentes, dando ênfase a febre aftosa, brucelose e leilões. Para tanto, teremos um cronograma”, pontuou.

Nesta quarta-feira, os profissionais que trabalham na inspeção animal receberam orientações sobre preenchimento de planilhas de autocontrole, além de ter participado de atividades práticas realizadas em entreposto e laticínio.  

Fonte: ADAPEC Tocantins