Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Minicursos e Workshop Marcam o V Congresso Internacional em Direitos Humanos

Data do post: 21/10/2016 18:13:08 - Visualizações: (873)

Minicursos com variadas temáticas foram realizados pelo Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, na tarde de quarta e quinta-feira (19 e 20/10), na Universidade Federal do Tocantins, como parte da programação do V Congresso Internacional em Direitos Humanos. 

Tribunal de Justiça-TOEntre os temas abordados nos minicursos estão “Educação em Direitos Humanos no Ensino Superior: Questões Conceituais e Metodológicas” e “A Plataforma Brasil: Base Nacional Unificada de Registros de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos”. Ao todo, 12 temas foram debatidos para uma média de aproximadamente 50 alunos por turma, um recorde de participação.

Outra novidade desta 5ª edição é a realização do workshop fechado aos mestrandos e autoridades convidadas. Dois cases foram apresentados: “Direitos Humanos e a Reinserção Social do Apenado” e “A Mediação como Instrumento de Resolução de Conflitos Socioambientais”.

Tribunal de Justiça-TOO primeiro caso foi apresentado pelo juiz de direito Fábio Costa Gonzaga, e teve como debatedores Leonid Golovko (Rússia), diretor do Observatório de Processo Criminal, Justiça e Persecução Penal do Departamento de Direito da Universidade Lomonosov, em Moscou, e Jean-Paul Céré (França), presidente do Comitê Internacional de Penalistas Francófonos e presidente da Associação Francesa de Direito Penal. Foram mediadores os professores Tarsis Barreto, coordenador, e Paulo Sérgio Gomes Soares, professor do mestrado.

O promotor de justiça Rodrigo Barcellos apresentou o segundo caso, que teve como debatedores Bleine Queiroz Caúla, advogada e pedagoga, mestre em administração de empresas e especialista em Direito Processual Civil pela Unifor, e Hugo Echeverria (Equador), especialista em Direito Penal e em Direito Ambiental, áreas nas quais exerce a profissão de docente universitário na pós-graduação. Atuaram como mediadores as professoras doutoras Ângela Issa Haonat e Renata Rocha, do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO