Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Representantes do Tocantins na Olimpíada de Robótica Avaliam a Participação no Evento Nacional

Data do post: 19/10/2016 12:56:13 - Visualizações: (1014)

Os estudantes da rede estadual do Tocantins, Stalin Soares e Rafael Rodrigues, alcançaram a 32ª colocação, na categoria nível 1 - ensino fundamental, da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada de 7 a 12 de outubro, em Recife (PE).

Núbia Daiana Mota / Governo do TocantinsMais de 370 alunos de 90 escolas de todo o Brasil disputaram a etapa nacional, utilizando kits de robótica e componentes eletrônicos para a construção e programação de robôs.

Stalin e Rafael são alunos da Escola Estadual Deoclides Muniz, localizada no município de Almas, e integram um projeto de extensão do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), câmpus Dianópolis, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Coordenado pelo professor do curso de Licenciatura em Computação do IFTO de Dianópolis, Dêmis Gomes, a iniciativa tem como objetivo ensinar, aos educandos do ensino fundamental, conceitos básicos sobre robótica e programação. Além dos alunos da Escola Estadual Deoclides Muniz, também são atendidos os estudantes da Escola Estadual Coronel Abílio Wolney, de Dianópolis.

Para Stalin, o resultado da competição serviu como estímulo para a participação em novos eventos do gênero. “Para mim, foi muito bom ter participado da Olimpíada Brasileira de Robótica. Essa foi uma grande oportunidade. Dei o meu melhor para representar bem o Tocantins. Foi uma experiência que será muito importante para as próximas competições”, avaliou.

De acordo com o professor Dêmis, o 32º lugar é uma conquista para o Tocantins. “Desde 2015, o IFTO participa de olimpíadas com alunos do ensino médio. Neste ano, tivemos uma experiência muito produtiva com os alunos da rede estadual, e vemos essa colocação na etapa nacional com bons olhos já que a competição iniciou, desde a fase estadual, com mais de 2.900 equipes. Ver nossos alunos entre os 32 melhores do País é motivo de muito orgulho”, relatou.                   

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim, destaca a participação dos alunos da rede estadual na olimpíada. “Em um universo de cerca de 3 mil alunos de todo o país, que participaram desde as etapas regionais, consideramos esse resultado muito positivo. É  importante ressaltar que a parceria com o IFTO de Dianópolis iniciou neste ano e já dá provas de que nossos alunos têm um grande potencial. Parabenizamos aos alunos, à equipe pedagógica da escola e ao Ifto pela iniciativa”, frisou.          

A Olimpíada de Robótica é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Sociedade Brasileira de Automática (SBA), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O principal objetivo é estimular jovens estudantes, possibilitando aos finalistas estarem em contato com alguns dos maiores pesquisadores da área de robótica do Brasil.

A OBR é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que se utiliza da temática da robótica para atrair jovens, buscando estimulá-los a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Além de identificar talentos, a OBR promove debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Fonte: Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins