Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Polícia Militar e Fundação Pró-Tocantins Reúnem Diversas Mulheres no Pelotão Contra o Câncer de Mama

Data do post: 19/10/2016 12:53:51 - Visualizações: (1321)

Em um encontro que reuniu mulheres militares e civis no Auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (PM), nessa terça-feira, 18, foi realizada uma diversificada programação que envolveu palestras, momentos lúdicos e compartilhamento de informações sobre o câncer, em especial o de mama.

Aline Brabo / Governo do TocantinsEstiveram presentes, o chefe do Estado Maior da PM, coronel Edvan de Jesus Silva; a tenente-coronel da PM, Jacilene Lopes de Melo; a diretora-presidente da Fundação Pró-Tocantins, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Rita Setúbal, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO), coronel Dodsley Yuri, além de demais autoridades militares e público civil.

O projeto, batizado de Pelotão Contra o Câncer de Mama, foi uma realização da Fundação Pró-Tocantins, com apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, do Centro Oncológico de Palmas, do Laboratório Sabin, das Lojas Maranata, da Phitofarma, dentre outros parceiros, e teve como foco conscientizar as mulheres militares e civis para que tomem as devidas precauções e os cuidados sobre a doença.

O evento teve início com uma palestra motivacional proferida pela psicóloga Maria do Socorro Gonçalves. Em seguida, o médico oncologista Jorge Luis Saade Cormaine, do Centro Oncológico de Palmas, fez uma detalhada explanação sobre o que é o câncer de mama, como fazer o autoexame das mamas, casos em que há predisposição à doença, além de falar sobre os avanços da medicina no tratamento do câncer. Segundo ele, Palmas já possui tecnologia de ponta para atender pacientes oncológicos, a mesma encontrada em Goiânia ou Brasília.

O público presente também pode ouvir o testemunho da senhora Maria Angelúcia Albuquerque, que teve câncer de mama e descobriu a tempo, por meio do autoexame, podendo fazer um tratamento eficaz. Segundo ela, sua vitória sobre a doença foi graças à prevenção e ao diagnóstico precoce. Assim, ela incentivou todas as mulheres a fazerem a prevenção periódica e a sensibilizarem parentes, amigos e toda a sociedade sobre o tema. “Salvou minha vida e pode salvar a de muitas mulheres”, finalizou Angelúcia. Ao final, a enfermeira Xenia Galvão falou sobre o trabalho da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer e a atuação da entidade no apoio aos pacientes carentes, lembrando que a Liga mantém suas atividades exclusivamente com doações. Ela convidou todos os presentes a conhecerem a Liga e ajudarem a causa.

Para a diretora-presidente da Fundação Pró-Tocantins, tenente-coronel da PM Jacilene Lopes de Melo, a iniciativa teve como objetivo tratar sobre um tema delicado, mas que precisa ser difundido. “A Fundação Pró-Tocantins tem esse papel de fomentar iniciativas que estejam relacionadas à saúde de seus beneficiários. E aproveitando o período do Outubro Rosa, o encontro foi realizado para reforçar a importância de se prevenir e diagnosticar o câncer de mama e os demais tipos de câncer”, explicou.

Fonte: Aline Brabo / Governo do Tocantins