Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Basquete do Colégio Dom Orione Fica em 3º Lugar no Jets

Data do post: 10/10/2016 12:36:47 - Visualizações: (2531)

Do dia 04 a 08 de outubro, aconteceram os Jogos Estudantis do Tocantins 2016 (JET's) na capital Palmas.

Foto: DivulgaçãoO Basquete Masculino de Tocantinópolis, categoria de 15 a 17 anos, foi representado pela equipe do colégio Dom Orione treinada pelo Técnico Mizael de Oliveira Batista Junior. O torneio de basquete contava com 9 times de todo o Estado entre escolas pública e privadas, o time do Colégio Dom Orione Ficou em 3º lugar, perdendo apenas para a Colégio Marista de Palmas, que é particular. O colégio São Geraldo da cidade de Paraíso, também particular, ficou em primeiro lugar. Em agosto, na etapa onde foram realizados os jogos da categoria de 12 a 14 anos, o Dom Orione também ficou com o 3º lugar.

Dom Orione realizou um feito importe, foi a escola pública melhor classificada na modalidade em todo o Estado. Mas por que este é um feito tão relevante? O basquete não é um esporte popular no Brasil como é o futebol. As escolas públicas não tem tradição em oferecer essa modalidade para os alunos, principalmente em cidades do interior como Tocantinópolis. E principalmente, o esporte não conta com praticamente apoio nenhum por parte do poder público. O sucesso do time é fruto do esforço particular, amor ao esporte e solidarismo.

Há cinco anos o Técnico Mizael, amante do esporte, tem feito um trabalho extraordinário que é pouco conhecido na cidade. Mizael treina de maneira voluntária os times de basquete do colégio Dom Orione e incentiva outras pessoas praticarem o esporte. O técnico fez um trabalho de base com os alunos do Dom Orione ensinando os fundamentos e regras do basquete. Treinou garotos que pouco conhecia o esporte e fez deles campeões, e os melhor, amantes deste incrível esporte.

Diversas barreiras existem para a prática do esporte na cidade. A quadra da escola onde treinam osFoto: Divulgação alunos é restrita aos estudantes. Existe apenas uma quadra pública para se praticar o basquete fora das escolas, todas as outras quadras do município não dispõem de aros e tabelas. A quadra fica no local conhecido como pioneiros mirins. Recentemente a quadra ficou seis meses com os aros quebrados, impossibilitando os atletas amadores de praticarem o esporte. Os próprios praticantes chegaram a arrecadar dinheiro para o conserto, mas a prefeitura depois da demora acabou resolvendo o problema. A quadra é antiga, passou por uma pequena reforma a cerca de três anos, reforma essa que não foi adequada o suficiente para resolver o problema do piso, hoje a quadra apresenta diversas rachaduras, outro problema é falta de uma cobertura.

A quadra hoje recebe principalmente nos finais de semana, diversos praticantes. Atualmente existem cerca de 130 atletas amadores da modalidade na cidade. Esse número poderia aumentar expressivamente se o esporte fosse difundido e valorizado no município. O esporte poderia ser incentivado não apenas nas escolas, mas através de projetos nos bairros da cidade. O exito destes meninos e do técnico, com sua bela iniciativa, servem como um ótimo exemplo para mostrar a importância e poder que o esporte tem na comunidade, como forma de inclusão social, transformação, motivação e promoção da cidadania.

Fonte: Giano Guimarães