Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Reunião Técnica Sobre Resenha é Encerrada com Aula Prática

Data do post: 26/08/2016 17:11:55 - Visualizações: (1201)

Os médicos veterinários da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) finalizaram a reunião técnica sobre Resenha de Identificação Equídea com a realização de aula prática, nesta sexta-feira, 26, no Rancho Diamante, em Palmas. 

Adapec Tocantins“O objetivo é formarmos multiplicadores de informações e reciclarmos o preenchimento da resenha, visando colaborar com a sanidade dos animais e fomentar ainda mais a Equideocultura”, destacou a diretora de diretora de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Regina Barbosa.

Os profissionais fizeram uma análise aprofundada dos animais e tiraram dúvidas quanto ao preenchimento de documento de avaliação. “Cada animal é único e tem particularidades diferentes. São elas que devem ter especial atenção quando o profissional for preencher a resenha”, disse o instrutor e especialista em cavalos, Vilton Ramos, ressaltando a importância da aula prática para assimilação das informações corretas. “Só a prática faz do aluno um mestre”, finalizou.

Adapec TocantinsDe acordo com o chefe da Unidade Local de Formoso do Araguaia, Anderson Silva de Sousa, o encontro foi de grande valia, pois o rigor na fiscalização de equinos na região sul do Estado aumentou após o surgimento dos casos de mormo, em 2015. “É importante estarmos em constante aprendizado. Aqui aprendi novidades na identificação de pelagens e detalhes mais específicos do animal, o que facilita saber se o animal fiscalizado bate com a descrição que está na resenha apresentada”, explicou.

O Rancho Diamante é criador de cavalos Quarto de Milha. O gerente do local, Antônio José Pereira Júnior, disse que considera a resenha um registro de identidade do animal de grande importância para o controle sanitário. “É por meio dela que temos a segurança e a confirmação que não haverá fraude na identificação do cavalo”, alertou dizendo que os 44 equinos passam por exames de Mormo, Anemia Infecciosa Equina (A.I.E) e Influenza equina a cada dois meses, acompanhados da resenha.

Adapec TocantinsO presidente da Adapec, Humberto Camelo, ao avaliar os dois dias de curso, se diz satisfeito com o resultado e com o aproveitamento dos profissionais. “Os ensinamentos aprendidos foram de grande valia para o serviço de defesa. Nossos profissionais saem ainda mais capacitados e preparados para continuarem executando as medidas de prevenção, controle e erradicação de doenças”, pontuou.

O evento conta com o apoio do Fundo Privado de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Tocantins (Fundeagro).

Fonte: ADAPEC Tocantins