Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Temer Pós-impeachment: Aposentadoria Só Aos 70 Anos

Data do post: 21/08/2016 13:25:04 - Visualizações: (3735)

Reportagem publicada neste domingo no jornal Estado de S. Paulo revela que a reforma previdenciária que o interino Michel Temer pretende apresentar, caso o impeachment seja aprovado, prevê idade mínima para aposentadoria aos 70 anos, tanto para homens como para mulheres; o texto, no entanto, trata Temer até como um presidente caridoso, uma vez que o tempo de transição para professores e professoras seria maior; segundo informações do Portal da Transparência do governo do estado de São Paulo, Temer se aposentou aos 55 anos e recebe aposentadoria de R$ 30.613,24

EstadãoA proposta de reforma da Previdência que o governo do presidente em exercício Michel Temer vai enviar ao Congresso pode prever a adoção da idade mínima para aposentadoria em duas etapas. Ao final delas, o trabalhador precisará ter completado 70 anos para ter direito ao benefício integral. Num primeiro momento, está cristalizada a idade mínima de 65 anos para homens e um pouco menos para as mulheres (provavelmente, 62). O período de transição para adoção da medida será de 15 anos para eles e um tempo maior, ainda não estipulado, para elas.

Depois de instituída a idade mínima de 65 anos, haverá um intervalo de dez anos sem mudança na exigência e, em seguida, será fixada a nova faixa de idade, de 70 anos para ambos os sexos, mas com período de transição maior para as mulheres. “Assim, teríamos uma reforma para os próximos 40 anos”, afirma um integrante do governo que acompanha as negociações.

Por determinação de Temer, além das mulheres, os professores também terão um período maior para transição. “Seria uma amostra de maior consideração com a educação”, afirmou um interlocutor do presidente. Atualmente, os professores podem se aposentar comprovando 30 anos (homens) e 25 anos (mulheres) de contribuição.

De acordo com estudos de técnicos do governo que estão embasando a proposta de reforma, nos cenários mais otimistas, com a aprovação de uma idade mínima pelo Congresso Nacional, o gasto geral com Previdência se estabilizaria em torno dos atuais 8% do PIB por uma década.

Temer se aposentou aos 55 anos e recebe aposentadoria de R$ 30.613,24, segundo informações do Portal da Transparência do governo do estado de São Paulo.

Fonte: Murilo Rodrigues Alves e Adriana Fernandes/ BRASÍLIA, O Estado de S.Paulo