Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Mais de 3.900 Crianças Participam de Formatura do Proerd no Interior do Estado

Data do post: 27/06/2016 13:54:13 - Visualizações: (1442)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, Proerd, realizou a formatura de mais de 3.900 alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental nos municípios de Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Aguiarnópolis, Anánas, Gurupi, Paraíso, Ponte Alta do Bom Jesus e Taipas. Nas solenidades, os pais que participaram do curso do Proerd Pais também foram diplomados.

Polícia MilitarAraguaína

Cerca de 1.200 alunos compareceram, no último dia 21, ao Ginásio de Esportes Neblina, em Araguaína, para a formatura do Proerd. Crianças do 5º ano de escolas estaduais e municipais receberam certificado de formação do programa. O 2º Batalhão através do Proerd, desde o ano de 2002 até o primeiro semestre deste ano já alcançou mais de 47 mil formandos, entre alunos das escolas públicas estaduais e municipais e também de escolas particulares.

Araguatins

No último dia 15, 22 alunos da escola Arte de Crescer participaram da formatura do Proerd que aconteceu no auditório da 4º Companhia Independente da Polícia Militar, em Araguatins. Na ocasião, os alunos entoaram o hino nacional e brincaram com o  Dare, mascote do programa.

Augustinópolis

Em Augustinópolis, 132 alunos de cinco escolas municipais: Boa Vista, Presidente Kennedy, Alfredo Paulino, Gabriel Alves e Pequeno Príncipe,  participaram da solenidade de formatura, no dia 16, no Centro Estadual de Educação La Salle. No evento houve a premiação para os alunos que se destacaram na elaboração das melhores redações.

Polícia MilitarAguiarnópolis e Anánas

Nos dias 14 e 16 ocorreu a formatura de 318 alunos de oito escolas municipais e estaduais nos municípios de Aguiarnópolis e Anánas, respectivamente.  Na solenidade, as melhores redações de cada escola foram premiadas e os alunos que se destacaram receberam bicicletas. Algumas autoridades foram homenageadas com um certificado de “Amigos do Proerd”, como o comandante da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, capitão Fioravan Teixeira Silveira, o prefeito de Aguiarnópolis, Ivan Paz, o prefeito de Ananás, Silvestre Nery Neto e o pároco de Ananás, Padre Bartolomeu Reis Sousa.

Gurupi

A formatura do Proerd certificou 1.354 crianças na casa de eventos Palaciu’s Real, em Gurupi, no último dia 23. As crianças que foram diplomadas são de escolas municipais, estaduais e particulares dos municípios de Gurupi, Dueré, Figueirópolis e Aliança do Tocantins. As seis melhores redações entre os alunos dos municípios participantes foram premiadas com bicicletas, playstation e brindes. O Proerd já formou mais de 40.000 crianças desde 2002, na região de Gurupi.

No dia 20 e 21, foi realizado o II Seminário Gurupiense do Proerd e I Seminário Gurupiense sobre Drogas no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).  O objetivo do seminário foi conscientizar os pais e/ou responsáveis legais quanto à importância de sua participação no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes que estão sob sua responsabilidade, fortalecendo o vínculo afetivo entre familiares, além de auxiliar os profissionais envolvidos na temática das drogas, pais e/ou responsáveis mediante o esclarecimento quanto aos efeitos negativos das drogas e da importância do fortalecimento da estrutura familiar.

Polícia MilitarParaíso

Nesta sexta-feira, 24, a formatura do Proerd ocorreu no auditório da Assembleia de Deus. Na ocasião foram diplomados 623 alunos do 5º ano, de 11 escolas, sendo 10 municipais e uma particular.

Ponte Alta do Bom Jesus e Taipas

Cerca de 180 alunos do 5º ao 7º ano  e 21 pais  do município de Ponte Alta do Bom Jesus, que realizaram o curso do Proerd, participaram da formatura realizada no último dia 16, no Centro Comunitário. Já em Taipas, a formatura ocorreu no dia 10, na escola estadual Joaquim Francisco de Azevedo e contou com a presença de 80 crianças e 40 pais.

Polícia MilitarSobre o Proerd

É um programa de caráter preventivo social, posto em prática pela Polícia Militar na rede de ensino público e privado, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência. Desenvolve quatro Currículos, sendo eles para: Educação Infantil (Jardim I e II) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º e 4º ano); 5º Ano (4ª série); 7º Ano (6ª série) e o Currículo para Pais. O Currículo Base é o do 5º Ano, pois é uma fase de muita curiosidade e abertura para novos conhecimentos e na sua grande maioria as crianças ainda não tiveram contato com as drogas.

O programa é aplicado através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania, mediante decisões certas e saudáveis, as quais implicam, com bastante ênfase, a resistência ás pressões cotidianas ao uso de drogas e a violência.

Fonte: Polícia Militar