Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Juventude Fará Parcerias com Entidades do Programa VER-SUS

Data do post: 27/06/2016 12:16:10 - Visualizações: (918)

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) será parceira no Programa VER-SUS, projeto cuja segunda etapa será implementada no próximo semestre deste ano.

Elias Oliveira / Governo do TocantinsNo projeto, cerca de 30 estudantes deverão atuar nas comunidades carentes e assentamentos de Palmas e região, com palestras, minicursos e oficinas nas diversas áreas da saúde. 

O VER-SUS pretende estimular a formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS) que sejam comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O objetivo do programa é promover um complemento na formação acadêmica de estudantes da área da saúde, conforme a secretária executiva do programa no Tocantins, Alicia Sariana.

“Trata-se de um projeto construído, tanto logística quanto metodologicamente, pelos estudantes e para os estudantes. Tem a proposta de desenvolver a humanização da saúde e a aproximação dos estudantes das comunidades, criando uma vivência durante o período de sete dias de incursão em várias áreas da saúde, nos ambientes onde o SUS atua diretamente”, disse Alicia.

“A juventude não é o futuro e, sim, o presente”, destacou o superintendente de Juventude da Seduc, Ricardo Ribeirinha. Nesse contexto, o programa VER-SUS cria condições para que os alunos vivenciem a realidade da população em um ambiente além da sala de aula. “Num momento de transformação do cenário nacional, os jovens precisam ocupar os espaços abertos para provocar as mudanças tão necessárias, que o país e o nosso estado tanto precisam”, completou Ricardo Ribeirinha.

VER-SUS Tocantins

Com uma proposta voltada ao protagonismo estudantil em defesa do SUS e da democracia, o programa surgiu de uma necessidade de fortalecimento dos movimentos sociais em saúde. A partir da iniciativa do movimento estudantil, foi criada uma parceria com instituições que mantêm um compromisso social e político com a causa, entre elas a Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas e movimentos sociais.

Fonte: Olavo Filho / Governo do Tocantins