Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Com Apoio da PM, Quadra 108 Sul em Palmas Passa a Integrar Rede Comunitária de Segurança

Data do post: 26/05/2016 12:54:12 - Visualizações: (1257)

Mais uma RCS - Rede Comunitária de Segurança foi proposta, na área do 1º Batalhão da Polícia Militar em Palmas. A iniciativa partiu da comunidade na Quadra 108 Sul. Na quarta-feira, 24, a unidade militar foi convidada a participar de uma reunião de moradores, com a proposta de se colher informações e dicas de segurança para que aquela quadra também seguisse os passos de outras 65 associações de moradores, que já participam da RCS da capital. 

Polícia MilitarNa oportunidade, estiveram presentes cerca de 20 moradores, dentre eles o morador mais antigo da quadra, o senhor Marcos de Souza Costa, que lá reside desde 1989. Para ele, é uma surpresa poder participar da segurança pública de sua quadra, visto que conhece a maioria dos moradores residentes. Segundo Marcos é importante que os órgãos de segurança pública norteiem as mobilizações comunitárias, tanto pela experiência que já possuem, como pela disponibilidade demonstrada.

Ainda foi instigada a reativação da Associação de moradores daquela quadra, na qual foi aclamado o senhor Jônatas Alvarenga Carvalho como presidente, o qual completou: “O começo da Associação de moradores é um passo para que outras ações em segurança pública e cidadania sejam desenvolvidos na quadra. Somente com a participação da comunidade é que se poderá ter uma segurança pública participativa e de resultados”.

Polícia MilitarParticiparam do encontro o capitão PM Gleidison Antônio de Carvalho, representando a PM, o capitão PM Tiago Monteiro Martins, representando a Assessoria de Polícia Comunitária, juntamente com o Agente de Polícia Civil Ageu Lopes.

Dentre as várias propostas estabelecidas pelos órgãos, ficou estabelecido o CACS - Curso de Agentes Comunitários de Segurança, oferecido pela Assessoria de Polícia Comunitária, cuja turma deverá ser formada ainda neste ano. Foi oferecido também o curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD para pais, uma ferramenta estratégica de educação aos pais, sobre como trabalhar a temática com os filhos. Por fim, foi colocada a necessidade de se registrar os boletins de atendimento, nos casos de ocorrência, para evidenciar necessidades pleiteadas, visto que atualmente a quadra não está entre as mais vulneráveis do Plano diretor, bem como ações de ocupação das quadras de esportes e ações de envolvimento e fortalecimento dos laços sociais entre os moradores.

Fonte: Polícia Militar