Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantins Recebe Nesta Quinta Certificado Internacional de Livre da Peste Suína Clássica

Data do post: 26/05/2016 12:06:00 - Visualizações: (976)

O Tocantins deve receber nesta quinta-feira, 26, o reconhecimento internacional de zona livre da peste suína clássica, juntamente com mais 12 estados, o Distrito Federal e parte do Amazonas. A decisão será anunciada na 84ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que acontece em Paris, na França.

Adapec TocantinsA reunião conta com representantes de 180 países e o Brasil está representado no evento pelo Ministério da Agricultura. Em fevereiro deste ano, a Comissão Científica da OIE já havia aceitado o pedido do MAPA para ampliar o status de zona livre da doença para o Tocantins e demais estados. Agora é a aprovação final por parte da OIE.

O Governo do Tocantins já está comemorando a aprovação. O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec), Humberto Camelo destaca a abertura de novos mercados para a carne suína tocantinense, o que possibilitará o crescimento do setor com a instalação de granjas comerciais e de frigoríficos no Estado. “Temos um grande potencial para a criação e comercialização de suínos, por contar com uma produção de soja que é processada aqui e que seus subprodutos servem como alimento para estes animais“, aponta Humberto.

Monitoramento

O Programa Estadual de Sanidade Suídea realiza o controle sanitário oficial dos estabelecimentos de criação de suídeos que desenvolvam atividades relacionadas à produção, reprodução, comercialização e distribuição.

O Tocantins é livre nacional da peste suína clássica desde 2001. “Para alcançar o status internacional de livre da doença, a Adapec TocantinsAdapec vem realizando o monitoramento em granjas comerciais e estudos epidemiológicos nas propriedades, controle do trânsito de animais e produtos, para assegurar a ausência da peste suína em nosso Estado”, diz a responsável técnica pelo programa, Jakeline Almeida Lemos Vernier.

Dados 

O Tocantins possui um rebanho de suínos em torno de 270 mil animais, distribuídos em 164 granjas comerciais e em criatórios de subsistência. Os municípios que concentram o maior número de animais são: Araguatins, Formoso do Araguaia, Porto Nacional, Dois Irmãos e Monte do Carmo.

Peste Suína Clássica

A doença é causada por um vírus e é altamente contagiosa com notificação compulsória para a OIE. Provoca febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, paralisia nas patas traseiras, dificuldades respiratórias e pode levar à morte do animal.

Fonte: ADAPEC Tocantins