Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Escolas Públicas de Gurupi e Porto Nacional Recebem Ciclo de Palestras da DPE-TO

Data do post: 26/05/2016 11:57:25 - Visualizações: (1210)

As atividades do “Maio Verde” seguem durante todo mês em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública e do Defensor Público. Alunos de escolas públicas de Gurupi e Porto Nacional receberam, entre os dias 23 e 25 de maio, as palestras do projeto “Conhecer Direito”, com o tema “Acesso à Saúde: Garantir o seu Direito é Nosso Maior Feito”, que tem como foco esclarecer à população o que é este direito e o que se pode fazer quando ele não for respeitado.

Defensoria Pública-TO"Minha mãe está com a cartilagem quebrada, precisa realizar cirurgia, como está demorando muito causou uma hérnia de disco e como o estado não está pagando os médicos, ela está na fila de espera. Qual a forma mais rápida de conseguir essa cirurgia?”, perguntou estudante K.B.A., 13 anos, durante a palestra realizada em Porto Nacional.

Questões como a dessa aluna foram frequentes durante as atividades e os Defensores Públicos tiraram dúvidas e explicaram quais seriam as alternativas em cada caso, além das orientações gerais sobre o direito à saúde.

Defensoria Pública-TO"Penso que este projeto trará resultado muito expressivo ao nosso atendimento, considerando que as crianças que nos assistiram serão multiplicadores de informações”, destaca a defensora pública Chárlita Teixeira da Fonseca Guimarães, que esteve nesta quarta-feira, 25, na Escola Municipal Antônio Lino de Sousa, em Gurupi, e falou para aproximadamente 50 alunos do 4º e 5º anos. No dia 31 de maio, os alunos do Centro de Ensino Médio de Gurupi receberão o projeto.

Em Porto Nacional, aproximadamente 500 alunos participaram das palestras, distribuídos em três escolas. Nesta quarta-feira, 25, os Defensores Públicos estiveram na Escola de Tempo Integral Irmã Aspásia. No dia 24, foi a vez da Escola Estadual Centro de Ensino Médio Florêncio Aires com alunos do 5º ao 8º ano; e no dia 23, foram os alunos do 4º ao 9º ano da Escola Estadual Frei José de Maria Audrin. A ação foi realizada pelos defensores públicos Fabrício Silva Brito e Larissa Pultrini Braga, com apoio dos servidores Eliene Tavares e Walber Rodrigues Lopes e das estagiárias de Direito Rhauany Amorim e Samylla Ellen de Sousa.

Defensoria Pública-TO“É de grande importância que a sociedade em geral tenha ciência dos seus direitos, principalmente aqueles que são básicos como a saúde. Incluir a sociedade estudantil na participação dessas informações foi de grande valia, pois assim os mesmos saberão onde e a quem procurar em caso de necessidade. Tendo em vista o caos em que se encontra a saúde pública, muitas vezes as pessoas se calam por não saberem a quem recorrer”, destaca a professora Luana dos Santos Ribeiro de Almeida.

Projeto

O projeto é uma realização da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins e a Adpeto – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, e segue os moldes da campanha nacional, idealizada anualmente pela Anadep - Associação Nacional dos Defensores Públicos e Associações Estaduais com o apoio do Condege - Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais.

Fonte: Defensoria Pública-TO