Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Dianópolis e Barrolândia Recebem Ações de RI de Embalagens de Agrotóxicos

Data do post: 26/05/2016 11:37:51 - Visualizações: (1253)

Teve início nesta quarta-feira, 25, a campanha de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, nos municípios de Barrolandia e no projeto de irrigação Manuel Alves, em Dianópolis. A ação é realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), centrais de recebimento de Silvanópolis e Pedro Afonso e lojas agropecuárias.

Adapec TocantinsNos dois municípios foram devolvidas 799 embalagens e cerca de 40 pequenos agricultores estiveram envolvidos na ação. Segundo a Adapec, o objetivo do RI é facilitar o acesso dos pequenos produtores rurais ao Sistema Campo Limpo.

De acordo com o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Lenyhawre de Almeida Lima, as duas ações obtiveram resultados satisfatórios. “Esta ação é fundamental para os pequenos produtores rurais que adquirem produtos agrotóxicos em pequenas quantidades e não dispõem de um local próximo para fazer a devolução, e aqui no projeto Manuel Alves estamos dando esta oportunidade aos produtores rurais de fazerem a destinação correta de suas embalagens vazias de agrotóxicos", disse Lima.

Em Barrolândia, a supervisora Técnica Vegetal da Regional da Adapec de Paraíso, Francisca Wilma Neide Lima, acompanhou a ação do RI e avaliou como positiva a participação dos produtores rurais. “Esta é a segunda edição aqui em Barrolândia e, embora o número de embalagens devolvidas tenha sido menor que no ano passado, percebemos que o produtor está mais consciente, pois houve o retorno de poucas embalagens contaminadas, isso prova que ele está fazendo corretamente a triplice lavagem como determina a lei”, destacou Wilma.

Os próximos municípios que receberão a ação de RI são: Paraiso do Tocantins no dia 7 de junho, Miranorte, em 15 de junho, e no Projeto de Irrigação São João, em Porto Nacional, também em 15 de junho.

Fonte: ADAPEC Tocantins