Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Palestra Sobre Aftosa Apresenta Cenário da Doença no Tocantins

Data do post: 04/05/2016 19:03:47 - Visualizações: (1182)

Em meio ao período de vacinação contra febre aftosa no Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apresentou na tarde desta quarta-feira, 04, no Centro Agrotecnológico de Palmas, palestra sobre febre aftosa para estudantes da Escola Estadual Santa Fé. Este ano, o estado comemora 19 anos sem a presença da doença. 

Adapec TocantinsDurante a apresentação, o responsável técnico pelo programa estadual de erradicação da febre aftosa, Márcio Rezende mostrou aos estudantes como é importante a erradicação desta doença, suas formas de transmissão e prevenção. Ressaltou que o contato direto e indireto com animais ou materiais infectados e pelas vias respiratórias são os principais meios de transmissão. “O controle da aftosa é feito principalmente pela vacinação do rebanho que ocorre no Tocantins em duas etapas, sendo a primeira em maio, quando são vacinados todo o rebanho, e a segunda em novembro, quando vacinam os animais de até 24 meses de idade”, disse Márcio, acrescentando que a Adapec realiza ainda outras ações que contribuem no controle de doenças dos animais como, por exemplo, o controle de trânsito animal e de produtos e subprodutos de origem animal.

O estudante do 7º ano da Escola Estadual Santa Fé, Rafael Carvalho dos Santos, 13 anos, disse que desconhecia o assunto sobre aftosa, mas ressaltou que é importante a população tomar conhecimento do tema. “Apesar de ser a primeira vez que ouvi falar sobre aftosa aprendi que ela é uma doença transmitida por um vírus e que causa prejuízos econômicos para os donos de gado,” destacou.

No final, o responsável técnico alertou os estudantes para que notifiquem sempre a Adapec sobre qualquer suspeita da doença. Também foram distribuídos materiais educativos com mais informações sobre a aftosa e realizada outra palestra sobre uso correto de agrotóxicos, para os estudantes da mesma escola.

Reunião com delegados regionais

Adapec TocantinsTambém na tarde desta quarta-feira na Agrotins foi realizada uma reunião com os delegados das onze regionais da Adapec. Na oportunidade, o presidente da Agência, Humberto Camelo, fez uma avaliação das últimas ações do órgão e encaminhou algumas providências administrativas e técnicas para os municípios.

Um dos principais assuntos abordados na reunião foram as medidas de controle da doença do Mormo, após ações do Ministério Público Estadual e de juízes das comarcas da região sul do Estado. “Esta reunião é para alinharmos o nosso trabalho, principalmente após as decisões judiciais que proibiram a realização de aglomeração de animais (equídeos) em alguns municípios, em virtude da confirmação da presença do vírus do Mormo na região sul”, disse Humberto. Ele acrescentou que a direção e os delegados regionais devem estar preparados para responder as demandas que virão com a insatisfação e incompreensão de alguns produtores rurais que insistem na realização de cavalgadas mesmo com o risco sanitário da doença.

O presidente ainda destacou o início da campanha contra febre aftosa em todo estado e alertou sobre a fiscalização das lojas que comercializam vacinas. “Aproveito para parabenizar a todos pelo evento de lançamento da campanha que foi um sucesso”, finalizou.

Fonte: ADAPEC Tocantins