Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Comunidades Tradicionais Comercializam Produtos na Agrotins 2016

Data do post: 04/05/2016 12:37:52 - Visualizações: (1139)

Também na Agrotins 2016, o visitante do Pavilhão da Agricultura Familiar pode adquirir produtos oriundos das comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) presentes no  Estado.

Manoel Junior / Governo do TocantinsPor meio da assistência técnica do Ruraltins, integrantes dos povos indígenas como também das comunidades quilombolas, estão comercializando peças artesanais, rapadura, doces e farinha de mandioca.

Segundo Eliane Silva, extensionista rural responsável pelas atividades com povos indígenas do Ruraltins, o objetivo da participação nos grandes eventos agropecuários do Estado é promover a geração de renda e novos postos de trabalho com as comunidades tradicionais. “Apoiamos a inclusão produtiva e o acesso às linhas de financiamento como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e aquisição de alimentos pelo Compra Direta Local”, ressaltou.

Artesanato

Moradores da aldeia Pedra Branca, localizada no município de Itacajá, na região centro-norte do Estado, os indígenas Lucas e Wilson, integrantes do povo Krahô, trouxeram artesanato e peças esculpidas em madeira para comercialização na Agrotins 2016. De acordo com Lucas Krahô, que pela primeira vez participa da feira, a expectativa de boas vendas é grande. “Trouxemos mais de 60 peças produzidas pelo nosso povo. Esperamos vender tudo”, afirmou. Já o indígena Srewê Xerente trouxe cerca de 800 peças, algumas delas produzidas com capim dourado para exposição e comercialização. “Nós, Xerente, somos o único povo indígena que produz artesanato com capim dourado. Mas também temos outras peças em madeira e palha”, afirmou.

Quilombolas

Também os povos quilombolas ganharam espaço na comercialização de produtos artesanais na Agrotins 2016. Moradora da comunidade quilombola Matões, localizada no município de Conceição do Tocantins, sudeste do Estado, a agricultora familiar Sebastiana Luiz Barbosa trouxe peças artesanais em palha, além de alimentos como rapadura e polvilho doce. “Com o incentivo do Ruraltins, a comunidade se organizou e pudemos trazer um pouco das coisas que produzimos em nossa comunidade para comercializar aqui”, afirmou.

Agricultura Familiar

No pavilhão da Agricultura Familiar, o visitante da Agrotins 2016 pode conferir parte dos trabalhos desenvolvidos pelo Governo do Tocantins na promoção da assistência técnica e extensão rural para milhares de agricultores familiares, associações, pequenos extrativistas e comunidades tradicionais do Estado.

Fonte: Wherbert Araújo / Governo do Tocantins