Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Prazo Para Municípios Finalizarem inventário de Vacinas Contra Poliomielite Termina Nesta Semana

Data do post: 29/03/2016 11:31:49 - Visualizações: (1353)

Termina no próximo dia 31, o prazo para que os municípios façam o inventário das vacinas contra poliomielite, que serão retiradas de circulação a partir de 1º de abril.

Aldemar Ribeiro / Governo do TocantinsA medida atende a nova determinação do Ministério da Saúde devido a erradicação do poliovírus 2 da vacina.

Segundo a enfermeira Greicy Rivello, da Gerência Estadual de Imunização, “Com a não circulação da poliovírus 2, não há necessidade de se vacinar as crianças contra este vírus. Assim, de 1º de abril até o final de julho haverá a substituição da vacina contra a polio trivalente (poliovírus 1, 2 e 3) para a vacina com a composição bivalente (poliovírus 1 e 3 )”.

O inventário a ser feito junto ao Ministério da Saúde, no FORMSUS,  link http://formsus.datasus.gov.br, segundo Greicy, deve ser feito da seguinte forma: “Até dia 31, os municípios que não possuem mais doses da vacina devem entrar no site e comunicar ao Ministério. A partir do dia 1º de abril, os municípios que ainda possuem vacinas, devem comunicar, por meio do site, quantas doses, o laboratório, o prazo e a validade delas. Após ser feito isso, as doses deverão ser incineradas, conforme orientação do próprio Ministério”, esclareceu.

Os municípios tocantinenses receberam, no início do ano, treinamento de como proceder na produção do inventário e na incineração.

Poliomielite

A poliomielite ou paralisia infantil, como é mais conhecida, é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança que adquire a infecção, pelo vírus da doença, sofre lesões no sistema nervoso que provocam paralisia, principalmente nos membros inferiores do corpo. A vacina é gratuita, sendo considerada a melhor forma de prevenção da doença. Na rotina de imunização, a vacina oral contra a poliomielite é indicada para crianças aos 15 meses de vida e com quatro anos. Além disso, a vacina também é oferecida em campanhas de vacinação nacional em todo o país.

Fonte: Aldenes Lima / Governo do Tocantins