Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Dirigentes Municipais de Educação Debatem Ações Para 2016 e Conhecem Sistema de Avaliação

Data do post: 04/02/2016 22:51:34 - Visualizações: (1165)

O secretário de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adão Francisco de Oliveira, reuniu-se, na tarde desta quinta-feira, 4, com prefeitos e gestores municipais de educação.

Philipe Bastos / Governo do TocantinsO encontro contou ainda com a participação de Jocirley de Oliveira, secretário municipal de Educação de Araguaína e do presidente seccional Tocantins da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da secretária executiva da entidade, Maria Solange Rodrigues de Sousa.

De acordo com o secretário Adão Francisco de Oliveira, mesmo com todas as frustrações financeiras em decorrência de dívidas herdadas e da perda de alunos com a municipalização das séries iniciais do ensino fundamental, a expectativa para 2016 é que a situação melhore como um todo.

Para o secretário, o transporte escolar é um dos grandes gargalos para o desenvolvimento da Educação no Estado. Segundo Adão Francisco, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, estará no Tocantins no final do mês de março, juntamente com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e da Undime. O objetivo da visita, conforme o secretário, é traçar estratégias para sanar gargalos como o transporte escolar.

“Sabemos de toda a dificuldade enfrentada no Brasil como um todo. No Tocantins, precisamos ter garantido que o transporte escolar seja feito em todos os municípios, independente da rede de ensino, de maneira impecável”, destacou.

Durante a reunião, os gestores debateram ações de fortalecimento e erradicação dos gargalos para a elaboração de políticas públicas educacionais nos municípios. Para o presidente da Undime Tocantins, a abertura de portas que a Seduc promove junto aos dirigentes municipais de educação é muito importante.

“Para as prefeituras, perceber que as portas da Seduc estão abertas é muito importante. Lá na ponta nós temos muitos problemas de ordem estrutural, financeira e a maioria dos nossos projetos e programas são desenvolvidos em parceria com o Estado. Esta é a primeira gestão na qual os gestores municipais estão tendo a oportunidade de serem recebidos na Seduc”, destacou Jocirley de Oliveira.

A união de forças em prol de uma educação de qualidade para os tocantinenses foi o mote na fala da secretária executiva Maria Solange. Para ela, é preciso pensar a educação como um todo. “Nós precisamos pensar a educação além da rede municipal, ou da rede estadual. Nós precisamos pensar a educação pública como um todo”, completou.

Entre os presentes, o consenso era de que o desafio para 2016 é grande, mas a abertura do diálogo da Seduc para os municípios é um passo importante no sentido do alinhamento de políticas públicas para a educação do Tocantins. “Assim como todos aqui presentes, nós também temos grandes dificuldades, mas sermos recebidos pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes é muito bom”, destacou o prefeito de Goianorte, Luciano Pereira de Oliveira.

Avaliadores Educacionais

Ainda durante a reunião com os dirigentes municipais de educação, a Gerência de Avaliação e Desempenho da Seduc apresentou o trabalho a ser desenvolvido pela equipe técnica na implantação de uma Rede de Assistência Técnica constituída por Avaliadores Educacionais (AE), que atuarão junto aos Estados, Distrito Federal e Municípios, visando à adequação ou à elaboração dos seus Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica.

“Nossa primeira ação é fazer uma varredura para identificar quais municípios possuem um Sistema de Avaliação de Desempenho. Nós fizemos uma sondagem para saber como estão os municípios e, posteriormente, vamos encaminhar as planilhas que servirão como base para a elaboração do sistema”, destacou a gerente do setor, Ângela Jungblut.

Fonte: Philipe Bastos / Governo do Tocantins