Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Sem Consultar os Demais Camaristas, Presidente da Câmara de Tocantinópolis Adia Sessões de Fevereiro Para Depois do Carnaval

Data do post: 02/02/2016 10:03:47 - Visualizações: (3468)

Contrariando literalmente o Regimento Interno, o Vereador e presidente da Casa de Leis Aderson Marinho Neto, conhecido pela alcunha de "Buxim", simplesmente emitiu um "Aviso", fixando-o no mural da Câmara, comunicando que as 05 sessões ordinárias mensais só irão iniciar no próximo dia 15 de Fevereiro. (Veja na imagem abaixo)

Foto Divulgação Câmara de Tocantinópolisimagem da internetA decisão no mínimo arbitrária, pegou parte dos camaristas que não foram avisados da decisão do presidente aviso de surpresa, dentre eles o presidente da UVET (União dos Vereadores do Tocantins), Elson Ribeiro dos Santos, Mardônio Vilanova Queiroz, Francisco de Assis Gomes de Oliveira, Pedro Pereira Mendes, e Zullias Parente Amoury, que compareceram normalmente para a aquela que seria a primeira sessão do ano de 2016.

Um fato curioso, é que Buxim já havia emitido um primeiro aviso no dia 25 de Janeiro ultimo, comunicando que as sessões ordinárias do mês de Fevereiro aconteceriam no dia 1º. (Clique Aqui pra ver cópia do aviso)

O primeiro a manifestar indignação quanto a decisão de Buxim foi Elson Ribeiro que sobre o assunto citou: "A câmara já não funciona em Janeiro por causa do recesso, só temos cinco sessões por mês, aí o presidente vem se achando no direito de no início do mês de Fevereiro fechar a câmara para que ninguém venha aqui citar as irregularidades dele. Nós estamos aqui em cinco vereadores e ainda compareceram alguns munícipes representando a classe dos professores que vieram trazer uma proposta para alteração da lei 845/2010 (PCCR) do município de Tocantinópolis e não vai ter sessão porque o presidente trancou a câmara?". Perguntou Ribeiro.

A novela de gafes de Buxim não param somente na câmara, no ultimo final de semana mais precisamente no Sábado (30), o presidente Aderson Marinho, vestiu a manta do poder e ao encontrar com o pré-candidato a prefeito conhecido por Roberlan Cokim, não poupou insultos contra o pretendente o ofendendo publicamente em um estabelecimento conhecido por "Stop Beer".

Literalmente desequilibrado pelo consumo de bebidas alcoólicas, o vereador perdeu as estribeiras e partiu para o ataque contra Roberlan: "Não ganha nunquinha, nem pra prefeito do Folha Grossa, tu é radical, tu é nojento, tu é mafioso e eu falo é na cara, tu quer ser o todo poderoso e tu não é porra nenhuma aqui em Tocantinópolis". Disparou Aderson que não satisfeito ainda continuou: "Tu é um bandido, e bandido tem que ser isolado! Eu falo é a verdade, pode me bater, mais tu é o pior malandro que tem dentro de Tocantinópolis, malandro fino é tu Cokim, pilantra de marca maior, ladrão fino". Descarregou Buxim.  (Ouçam o show de baixaria do vereador no vídeo abaixo)

imagem da internetAo que tudo indica, Aderson está sofrendo da máxima popular que diz: "O Poder Subiu a sua Cabeça", pois há menos de 03 anos o mesmo precisou fazer uma cirurgia de emergência em Araguaína, onde os médicos o submeteram a uma cirurgia pulmonar para colocação de três grampos de titânio e um produto químico para dilatação da membrana do pulmão. Vale ressaltar que parte da cirurgia foi bancada por amigos que se juntaram para salvar o falastrão, que naquele mesmo ano, ainda conseguiu se eleger vereador. (Clique Aqui para ver matéria da época)

Desde que assumiu a presidência na casa de leis no lugar de Zullias Amoury, Aderson vem tomando decisões sem comunicar seus nobres pares, uma delas foi após comprar um novo veículo para a câmara, o mesmo ter decidido emitir uma normativa que proibia os demais camaristas de dirigirem os veículos da casa de leis, deixando claro que somente o presidente e o motorista oficial poderiam dirigir os veículos da frota.

A decisão fez com que os vereadores se manifestassem, Elson Ribeiro foi o primeiro: "Eu não preciso do carro da câmara como nenhum vereador aqui precisa, o carro da câmara ele serve para atender o interesse público como diz a lei. Todo vereador aqui tem carro, o que acontece é que quando ele fala que foi instruído pelo advogado que o veículo oficial da prefeitura tem que ser usado pelo prefeito e o da câmara pelo presidente, ele está confundindo porquê na prefeitura só tem um mandatário e aqui na câmara somos 11, não somos funcionários daqui, também somos mandatários". Explicou Elson.

imagem do site www.tocnoticias.com.brOs vereadores de oposição também questionam os valores gastos até agora por Buxim, que segundo Elson Ribeiro já contabilizam R$ 10.600,00 (Dez mil e seiscentos reais), em diárias durante apenas um ano, e em comparação, Elson citou o ex-presidente Zulias dizendo: "Está aqui o Zullias que já foi presidente da câmara três ou quatro vezes, e durante esse período não recebeu nem 10% das diárias que o atual presidente recebeu em apenas um ano, e olha que ele ainda posa na rua de honesto dizendo que os demais vereadores é que são desonesto". Exemplificou Ribeiro.

Quem também se manifestou foi o vereador Mardônio Vilanova que disse: "Tem várias questões que pesam contra o exercício da presidência do Aderson que vai ser tornado público, e inclusive vai ser protocolado um pedido de improbidade administrativa no Ministério Público por causa de uma série de fatores que estão sendo lencados, todos devidamente comprovados e diante dos abusos, a gente vai pedir as providências legais infelizmente, porque o Buxim está confundindo o patrimônio público como patrimônio pessoal". Relatou Vilanova que ainda questiona a contratação dos serviços advocatícios para a câmara por um valor três vezes maior do que o contratado na gestão de Zullias. "Estamos pagando R$ 5.000,00 (Cinco mil reais), por um serviço que não é feito, já que o advogado nem se quer pisa aqui na câmara". Reclamou Mardônio.

Apesar do aviso emitido pelo presidente Buxim, os cinco vereadores que marcaram presença na câmara, solicitaram que a secretária da casa abrisse o Livro de Ata e todos os que compareceram assinaram.

 

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias