Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec Garante a Sanidade dos Animais que Participam da Agrotins

Data do post: 10/05/2015 11:35:00 - Visualizações: (457)

Cerca de mil animais de diversas espécies movimentam a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), e para garantir a sanidade do rebanho de quem expõe e/ou comercializa, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) mantém o controle da entrada de todos os animais presentes e fará da saída no sábado, 9, a Agência orienta os produtores rurais a procurarem a unidade de atendimento, no pavilhão da Pecuária ainda pela manhã para antecipar a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

Crédito foto: Divulgação AdapecNa retirada dos animais da Feira, como o destino pode ter outra finalidade, além da GTA outros documentos sanitários também poderão ser exigidos, a exemplo de exames, atestados, comprovação da vacinação, entre outros. A GTA é o documento obrigatório para o trânsito de animais, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal em todo o território nacional. “Pedimos a colaboração de todos para agilizarmos os trabalhos e evitarmos transtornos”, disse o responsável pelo Programa Estadual de Trânsito Animal, Marne Sales.

Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o controle sanitário dos animais em eventos pecuários é a forma mais segura para evitar a disseminação de doenças nos rebanhos durante aglomerações. “O produtor tem a segurança de que seus animais estão resguardados contra as doenças, o que fortalece o sistema de defesa sanitária animal”, ressalta.

O produtor rural, Valmir Maciel, da Fazenda Pioneira, localizada em Barrolândia, está expondo equinos, bovinos e muares, e disse que as exigências documentais e toda a vigilância para que seus animais participassem da Feira evita que as doenças se propaguem. “É um controle da saúde que dá proteção e traz uma tranquilidade. É a primeira vez que participo da Agrotins e estou satisfeito com a organização”, afirma.

Entres as principais espécies participantes da Feira, estão: equídeos com 27 animais, ovinos com 175, caprinos 51, peixes 500 e bovinos com a participação de 184 animais. “Ao todo foram emitidos 39 GTAs para entrada desses animais e foram solicitados os exames conforme a espécie”, disse o inspetor agropecuário da Adapec, Elias Mendes. Na entrada dos animais foram exigidos, no caso de bovinos, exames de brucelose, tuberculose, para equinos os exames Anemia Infecciosa Equina (A.I.E), dependendo do Estado de origem o exame de Mormo e atestado sanitário da influenza equina ou comprovação da vacinação.

Fonte: Dinalva Martins/Núcleo Agricultura-Palmas