Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Postos de Saúde Abrem Neste Sábado Para Vacinação Contra Gripe, Campanha Segue Até o Próximo dia 22

Data do post: 08/05/2015 20:05:32 - Visualizações: (460)

Todas as salas de vacina do Estado permanecerão abertas das 8 às 17 horas neste sábado, 9 de abril, para atender quem ainda não se vacinou contra a influenza, conhecida popularmente como gripe. A campanha de vacinação começou no último dia 5 e segue até o próximo dia 22 de maio.

Foto: DivulgaçãoNo entanto, os postos de saúde vão abrir neste sábado para facilitar o acesso daquelas pessoas que desempenham atividades que não permitem o deslocamento até uma unidade durante a semana”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, Samuel Bonilha, que vai participar da abertura oficial da campanha, a partir das 8 horas, na Unidade de Saúde da Família da quadra 712 Sul.

Mais de 324.200 doses da vacina contra a influenza foram distribuídas entre os 139 municípios do Tocantins para atender a campanha deste ano.  A expectativa é vacinar 324.168 pessoas no Tocantins.

A vacina é oferecida gratuitamente aos idosos e aos grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde, sendo eles: crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade; indígenas, a partir de seis meses de idade; gestantes; puérperas até o 45º dia após o parto; trabalhadores de saúde; adultos a partir de 60 anos; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;usuários portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais.

Influenza

Segundo a gerente estadual de Imunização, Rosângela Bezerra, a vacina diminui os riscos, complicações, internações e mortes em decorrência da gripe.

No Tocantins, neste ano, não foram confirmados casos de influenza.  No ano passado, apenas três casos foram registrados em todo o Estado, que também não teve registro de óbitos por esta causa.

A influenza é uma doença viral, febril, aguda, cujos sintomas incluem febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dores musculares e perda de apetite. Também são comuns sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção sem evolução grave comumente apresenta sintomas por uma semana.

Fonte: Juliana Matos/Núcleo Saúde