Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo do Estado Intensifica o Controle da Raiva dos Herbívoros no Tocantins

Data do post: 08/05/2015 19:32:44 - Visualizações: (430)

O controle populacional dos morcegos hematófagos, maior transmissor, da raiva no meio rural, é uma das ações contínuas promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

foto: Divulgação AdapecNos dias 7 a 14 de maio, as equipes estão nos municípios de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré e Natividade para atender notificações dos produtores rurais da região, monitorar os abrigos cadastrados, além de realizar a captura e controle populacional dos morcegos desta espécie.

De acordo com o responsável Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Emerson Cavalcante, a raiva é uma zoonose que pode ser transmitida ao homem e causar grandes prejuízos econômicos pela morte que ocasiona nos animais. “A única forma de prevenção é vacinação, por isso, pedimos aos produtores que aproveitem o manejo dos animais para vacinação contra febre aftosa e vacinem também contra a raiva”, explica.

Os animais devem ser vacinados anualmente, mas para os que receberão a vacina pela primeira vez, tem que fazer o reforço com 30 dias. “Nossas equipes têm feito rotineiramente o trabalho a campo, palestras e prestados orientações. Mas precisamos avançar para combater esta doença e preservar a sanidade. do rebanho e da população”, disse o presidente da Adapec, Humberto Camelo

Caso o produtor encontre animais com sintomatologia de raiva (andar cambaleante, salivação, decúbito lateral), evitar manipular os animais e procurar o escritório da Adapec mais próximo. A Agência também disponibiliza o Disque Defesa pelo 0800 63 1122 .

Dados

Em 2014 foram registrados 19 focos da doença, que resultaram na morte de 48 animais. No mesmo ano, foram vacinados 2,5 milhões de herbívoros contra a doença.

Fonte: Dinalva Martins-Ascom/Adapec / TO