Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Fusariose do Abacaxi é Tema de Palestra da Adapec na Agrotins 2015

Data do post: 07/05/2015 18:57:33 - Visualizações: (422)

O evento ocorreu no estande da Faculdade Católica, presente na Feira de Tecnologia de Agropecuária do Tocantins (Agrotins - 2015).

Crédito foto: Divulgação AdapecEm 2014, o Tocantins produziu mais de 90 mil toneladas de Abacaxi. Mas para garantir o crescimento aliado a qualidade do fruto é preciso fazer um controle efetivo para evitar doenças, que no caso a fusariose, que pode afetar o rendimento da produção em até 80%. Para discutir a legislação e normas, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promoveu, nesta quinta-feira, 7,   palestra para cerca de 50 pessoas, entre produtores rurais e acadêmicos.

A fusariose é uma doença que está presente nas principais áreas de produção do país. A forma mais indicada de prevenir é adquiri mudas de plantas com procedência. “O produtor deve verificar se as mudas provêm de lugares com baixa prevalência de doença e cadastrados na Adapec, bom como possuir Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renacem). Com isso, terá a garantia de mudas sadias”, disse o palestrante e inspetor agropecuário da Adapec, Guilherme Rocha dos Santos.

De acordo com o inspetor agropecuário, os principais sintomas começam nas plantas jovens, mas pode atacar também o fruto. O produtor que deseja comercializar suas mudas deve procurar o escritório da Adapec para receber as orientações. “Dependendo do nível de infestação a produção pode ser reprovada e as mudas não autorizadas para multiplicação”, explicou.

O Responsável Técnico (RT) ao fazer a inspeção e detectar a presença da doença, a orientação é eliminar a planta para evitar a disseminação. Como a fusariose é causada por fungo a doença pode ser transmitida através do vento, chuva e transportes de mudas contaminadas de uma área para outra.

Durante a palestra foram debatidos os principais cuidados com a lavoura, as atitudes a serem tomadas mediante a presença da doença e o manejo adequado.

Realização

O evento é uma realização do Governo do Tocantins, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e suas vinculadas Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Saiba mais sobre as atrações e novidades no site da Agrotins no endereço eletrônico www.agrotins.to.gov.br. A feira acontece no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para o município de Porto Nacional e segue até sábado, dia 9.   

Fonte: Dinalva Martins/Núcleo Agricultura-Palmas