Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Continuam as Buscas Por Fugitivo de Presídio no Maranhão

Data do post: 24/04/2015 17:32:34 - Visualizações: (939)

Nilson da Silva Sousa fugiu da unidade nessa quinta-feira (23). Esta é a quarta fuga no sistema prisional maranhense em 2015.

G1 MaranhãoContinuam as buscas pelo detento Nilson da Silva Sousa, que fugiu do Presídio São Luís (PSL) 3, nessa quinta-feira (23). Ele é considerado um dos líderes da maior e mais violenta rebelião já registrada no sistema penitenciário do Maranhão, no ano de 2010.  A rebelião deixou 18 detentos mortos, três por decapitação.

A fuga é a quarta registrada no sistema prisional maranhense em 2015. Na madrugada do dia 5 de abril, quatro detentos foram resgatados por um grupo criminoso do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas. Os homens atiraram nas guaritas de segurança e colocaram uma escada em um muro que estava sem cerca elétrica, dando fuga aos presos.

No mês de março, quatro presos fugiram o Presídio São Luís 2, que integra o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Em fevereiro, três detentos fugiram do Presídio São Luís 3, entre eles, Nilson da Silva Sousa. Ele foi recapturado após assalto a uma agência dos Correios na cidade de Imperatriz, no Maranhão.

 Barbárie

G1 MaranhãoNo dia 9 de novembro de 2010, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas foi palco do maior motim já registrado no Estado. A rebelião durou cerca de 30 horas e deixou 18 detentos mortos, três por decapitação. As mortes foram causadas por confrontos entre facções criminosas rivais e a violência dentro do presídio ganhou destaque nacional.

Os presos reivindicavam melhores condições de custódia, como redução da superlotação e fornecimento de alimentos e água com maior qualidade. A rebelião começou por descuido de um agente penitenciário, que teve a arma roubada pelos detentos.

Cinco agentes foram mantidos reféns durante as negociações. 22 presos que participaram da rebelião foram transferidos para um presídio de segurança máxima em Mato Grosso. Em março de 2012, dez presos que haviam sido transferidos retornaram para o Maranhão, entre eles, Nilson da Silva Sousa, apontado como um dos líderes do motim.

Fonte: G1 Maranhão