Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Selo dos Jogos Indígenas Leva Marca do Tocantins Para o Mundo

Data do post: 16/04/2015 21:50:07 - Visualizações: (700)

Lançado na tarde desta quinta-feira, 16, em Palmas, o selo comemorativo do 1º Jogos Mundiais dos Povos Indígenas vai levar a marcar da Capital e do Tocantins para todos os municípios brasileiros e, também, para fora do Brasil, onde forem destinadas correspondências brasileiras. O selo será comercializado a partir desta sexta-feira, 17.

Foto: DivulgaçãoA marca contém traços que representam as principais famílias linguísticas dos povos indígenas brasileiros: Tupi, Aruak e Macro-JÊ, com representação no Tocantins. As cores verde, amarelo e vermelho remetem às matas, ao artesanato e à mãe-terra.

O secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Salim Milhomem, participou da solenidade na sede da Secretaria Extraórnidaria dos Jogos Indígenas, na Capital, representando o governador Marcelo Miranda. “Palmas e o Tocantins serão sempre lembrados como pioneiros na realização dos Jogos Mundiais e a equipe do Governo está à disposição da organização para colaborar com esse grande evento”, destacou o Secretário, acrescentando, ainda, que a reforma do estádio Nilton Santos está sendo viabilizada, inclusive a nova licitação está em andamento.

Participaram do lançamento do selo, o diretor regional dos Correios, Paulo Werneck; o chefe do departamento de Banco Postal dos Correios, Elder Ferreira Aragão; o prefeito de Palmas, Carlos Amastha; e o secretário extraordinário dos Jogos Indígenas, Hector Franco. 

O 1º Jogos Mundiais dos Povos Indígenas vai ocorrer em Palmas, no período de 18 a 27 de setembro deste ano. O evento é de iniciativa do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, em parceria com o Ministério do Esporte, e realização da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraornidária dos Jogos Mundiais Indígenas.

Os Jogos devem reunir 24 etnias brasileiras, além de indígenas de mais de 20 países, totalizando 2.500 atletas. Nos 13 dias de competição, serão disputados esportes ocidentais, como futebol, e esportes indígenas, que se dividem entre jogos demonstrativos e nativos de integração.

Fonte: Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Tocantins