Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Falta de Chefia Preocupa Inspetores de Defesa Agropecuária no Tocantins

Data do post: 27/03/2015 19:17:44 - Visualizações: (533)

Agência é responsável pela fiscalização sanitária da produção estadual. Sindicato diz que o estado pode perder certificação de zona livre da aftosa.

G1 TocantinsA falta de chefia nas unidades regionais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) do Tocantins tem preocupado os servidores responsáveis pela inspeção da produção rural estadual. O órgão é responsável pela vigilância, normatização, fiscalização, inspeção e execução das atividades ligadas a defesa animal e vegetal. Segundo o Sindicato dos Inspetores de Defesa Agropecuária do Tocantins (Sindidefesa-TO), o estado corre o risco de perder a certificação internacional de zona livre contra febre aftosa com vacinação.

Antônio Caminha, presidente do sindicato, alerta para a falta de chefes locais e delegados regionais que são responsáveis por coordenar as vigilâncias nos programas sanitários oficiais e ainda assinar os documentos oficiais. Para ele, o mais grave é que dois inquéritos para conhecimento da existência de doenças, entre elas a Brucelose, Tuberculose e Peste Suína Clássica, estão em andamento. Além disso, Caminha explica que faltam menos de 60 dias para a abertura da campanha de vacinação contra febre aftosa, que deve ser realizada de 1º a 30 de maio.

De acordo com o Sindidefesa-TO, desde a posse do Governador Marcelo Miranda (PMDB), há quase três meses, ainda não foi definida a estrutura da agência. "Até o momento nenhuma nomeação foi efetivada, nem tampouco a estrutura proposta foi viabilizada. Isso coloca em risco um trabalho de 17 anos", informou o sindicato em nota.

Fonte: G1 Tocantins