Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Rodoviários Terão 8,5% de Reajuste Salarial e Ameaça de Greve Acaba no (MA)

Data do post: 26/03/2015 21:14:27 - Visualizações: (845)

Sugestão proposta foi aceita pelos sindicatos patronal e trabalhador Aumento entrará em vigor a partir de 1º de maio, data base da categoria.

G1 MaranhãoRodoviários e empresários entraram em acordo, após duas rodadas de negociações, e acataram o reajuste salarial de 8,5% e a aquisição de um plano odontológico proposto pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), nesta quinta-feira (26). O acordo foi firmado em reunião ocorrida nesta tarde.

O aumento e o plano entrarão em vigor a partir de 1º de maio, data base da categoria. O percentual de 8,5% foi proposto pelo procurador do Trabalho Marcos Rosa, responsável por conduzir as negociações este ano. “Nossa preocupação era evitar que uma greve fosse desencadeada, prejudicando a população. A audiência foi muito produtiva e o acordo veio em um tempo menor do que havíamos previsto”, ressaltou Marcos Rosa.

Segundo ele, com a definição do aumento salarial e a concessão do plano odontológico, os dois sindicatos só precisam assinar um aditivo na Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2016 para finalizar o acordo histórico.

Reunião dos empresários

Após acordo, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte do Maranhão (SET), Luís Cláudio, disse que haverá uma reunião com os donos de empresas para avaliar os custos de implantação de novos coletivos, assim como os pontos discutidos no acordo firmado com os rodoviários nesta tarde.

O representante dos empresários disse que os custos vão subir e devem ser temas da reunião marcada para as 10h desta sexta-feira (27), na sede do sindicato. “Vamos nos reunir para que seja repassado o determinado na negociação de hoje e discutir os custos que vamos passar a ter”, avaliou Luís Cláudio.

No começo de março, o presidente do SET confirmou que seria inviável manter o preço da atual tarifa com a implantação de 250 novos veículos para o sistema de transporte público de São Luís, em substituição aos veículos com mais de 10 anos de fabricação.

Reflexo                                                       

O procurador Marcos Rosa esclareceu que o MPT-MA não possui atribuições para tratar de reajuste de tarifas e que caberá ao SET, ao município e ao estado discutirem o tema. “Este assunto é estranho às relações trabalhistas. Nossa audiência tratou exclusivamente do aditivo à Convenção Coletiva. Caberá ao SET e aos poderes concedentes, prefeitura de São Luís e Governo do Estado, discutirem esse tema em reunião particular”, afirmou.

Entenda o caso

G1 MaranhãoO Sindicato dos Rodoviários e o SET não tinham entrado em acordo com relação às cláusulas de natureza econômica da Convenção Coletiva. O MPT-MA foi convidado para mediar o processo de negociação.

A primeira audiência ocorreu na quarta-feira (25), na qual foram apresentadas as propostas dos dois sindicatos e a do procurador Marcos Rosa. Após discutirem em assembleia os termos propostos, os sindicatos participaram de nova audiência nesta quinta-feira (26) e acataram a sugestão do MPT de reajuste de 8,5%, além da concessão de plano odontológico.

Fonte: G1 Maranhão