Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

1º Ciclo de Estudos de Caso é Realizado Pela Polícia Científica em Palmas‏

Data do post: 24/01/2015 20:12:00 - Visualizações: (721)

A Secretaria de Estado da Segurança Pública - SSP, por meio do Departamento de Polícia Científica, realizou, na tarde desta sexta-feira, 23, o 1º Ciclo de Estudos de Caso de Polícia Científica.

(Foto: Divulgação/SSP-TO)Na oportunidade, o Gerente do Instituto Médico Legal - IML, Dr. Jorge Guardiola ministrou à palestra com o tema; "Achados Periciais em Asfixia por Esganadura - Estudo de um Caso Real".

A palestra foi direcionada aos servidores do Instituto de Criminalística- IC, Instituto de Genética Forense - IGF, Instituto de Identificação - II,  Instituto Médico Legal - IML, além de Delegados de Polícia, Comunidade Acadêmica Civil, bem como Alunos e Professores Universitários dos cursos de Medicina e Direito.

O evento, que aconteceu no auditório da SSP, teve início, às 17h30min, com a fala do Diretor de Polícia Científica, Gilvan Nascimento Nolêto, a cerca do tema que iria ser abordado durante a primeira etapa do projeto, que ora se inicia. Em seu discurso, Nolêto enfatizou a necessidade de compartilhamento e troca de experiências a cerca de casos vivenciados, no dia-a-dia, pelos profissionais que compõem todos os Institutos da Polícia Científica, com o objetivo de trocar experiências e aprimorar ainda mais os serviços prestados à sociedade.

"Lidamos com uma grande variedade de casos de diferentes magnitudes, que são potencialmente ricos em informações, muitas vezes novas, e que precisam ser compartilhadas com a finalidade de promover o aprimoramento técnico das equipes da Polícia Científica de todo o Estado do Tocantins”, ressaltou.

Ao fazer uso da palavra, o Secretário de Estado da Segurança Pública; Dr. César Roberto Simoní de Freitas, fez um breve diagnóstico da Pasta e destacou a importância do evento, parabenizando o Departamento de Polícia Científica, pela iniciativa de promover o 1º Ciclo de Estudo de Caso. O Secretário também elogiou a presença dos servidores, que compareceram ao evento, afirmando que a integração e comprometimento de todos os integrantes da Polícia Científica, Polícia Civil e todos os demais servidores da SSP, fazem uma Segurança Pública mais forte e eficiente no atendimento das demandas da sociedade Tocantinense.

"Agradeço a iniciativa do Departamento de Polícia Científica, na figura de seu Diretor Gilvan Noleto,(Foto: Divulgação/SSP-TO) em realizar esse importante evento que muito contribui para o fortalecimento da Polícia Científica e, consequentemente, de toda a Polícia Civil, pois o laudo pericial é de suma importância para dar embasamento ao inquérito policial", frisou.

Durante a palestra, o Gerente do IML; Jorge Guadiola compartilhou, com todos os presentes, a dinâmica dos achados periciais de um estudo de caso realizados acerca de uma morte provocada por esganadura, onde o trabalho pericial foi de extrema importância para estabelecer a verdade dos fatos. Guardiola detalhou, de forma clara e objetiva, como as descobertas realizadas, no caso em debate, ajudaram o Delegado de Polícia na conclusão do inquérito policial.

No final da apresentação, os participantes do evento puderam fazer perguntas e trocaram experiências entre a respeito da temática explorada durante a palestra ministrada. Eles também puderam tirar eventuais dúvidas e sugerir temas para futuras apresentações. O Gerente do IML ressaltou que, o evento alcançou os objetivos propostos, uma vez que houve total interação entre os Peritos e demais integrantes da Polícia Civil.

Na avaliação do Diretor da Polícia Científica, o evento foi exitoso, pois os objetivos inicialmente estabelecidos foram plenamente alcançados, nesta primeira etapa do Ciclo de Estudos de Caso. "O evento superou todas as expectativas, pois buscamos compartilhar e amplificar conhecimentos e, ao mesmo tempo, tivemos uma interação maior do que esperávamos, entre os Peritos e os demais participantes", ressaltou.

Nolêto também afirmou que a intenção é realizar o próximo Ciclo de Estudos de Caso de Polícia Científica, em um lugar maior e que possa comportar mais pessoas. "Pretendemos levar o evento para o interior do Estado e, desta maneira, possibilitar que mais pessoas, tais como; professores e acadêmicos dos Cursos de Medicina e Direito, troquem experiências e compartilhem conhecimentos, por meio das palestras", concluiu.

Além do Secretário da Segurança Pública, também se fizeram presentes ao evento; o Delegado-Chefe da Polícia Civil, Dr. Roger Knewitz, o Gerente de Polícia do Interior; Dr. Márcio Girotto Vilela, a Diretora do Instituto de Genética Forense, Patrícia Bonilha de Toledo Piza, a Diretora do Instituto de Identificação; Francelina Parrião, o Diretor do Instituto de Criminalística; Zilmondes Ferreira Feitosa, o Presidente do Sindiperito; Gledston Vaz Vespúcio, além de Peritos, Médicos Legistas, Delegados de Polícia, Agentes e Escrivães da PC, além de demais servidores da SSP.

Fonte: Ascom/SSP-TO