Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Equipe Volante Promove Confraternização entre Usuários dos Serviços de Convivência do CRAS do Alto da Boa Vista I

Data do post: 20/12/2014 11:14:05 - Visualizações: (895)

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Equipe Volante do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no Alto da Boa Vista I, promoveu na tarde desta quinta-feira (18), uma ação de confraternização para os usuários e suas famílias que participam das atividades de convivências e fortalecimento de vínculos desenvolvidas pelo órgão

Dirceu LenoA secretaria de Assistência Social, Maria das Graças Carneiro destaca que o dia serve para festejar com todos os envolvidos, os resultados positivos obtidos pelos trabalhos realizados durante o ano e fortalecer os vínculos com estas famílias para continuidade das ações em 2015.

Além disso, os usuários expuseram os artesanatos feitos ao longo das oficinas, participaram de dinâmicas, amigo oculto e para encerrar as festividades, fora servido um lanche aos atendidos pela Equipe Volante do CRAS. Os povoados assistidos são: Folha Grossa, Chapadinha, Passarinho, Pedro Bento, Pedro Isaías, Olho D’água de Baixo e do Meio e Setor Aeroporto.

De acordo com os usuários assistidos pela Equipe Volante do CRAS, essas ações que promovem a inclusão das pessoas que residem nos povoados são importantes, pois através delas oportunizam novas opções de conhecimentos, interação com as demais pessoas da cidade e principalmente traz a oferta de novas maneiras de renda e aprendizado para os grupos participantes.

Dirceu LenoO que são as Equipes Volantes do CRAS?

Equipe Volante consiste em uma equipe adicional que integra um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em funcionamento, com objetivo de prestar serviços no território de abrangência do referido CRAS, para famílias referenciadas a este CRAS.

Essas famílias vivem em locais de difícil acesso, distantes desta unidade física, ou estão dispersas no território. A Equipe Volante é responsável por realizar a busca ativa destas famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e demais serviços de Proteção Básica, que poderão ser adaptados às condições locais específicas, desde que respeitem seus objetivos.

A Equipe Volante é ainda responsável por incluir as famílias no Cadastro Único, realizar encaminhamentos necessários para acesso a renda, para serviços da Proteção Especial e para serviços de outros setores, sempre que couber.

Conforme a Tipificação de Serviços Socioassistenciais o atendimento às famílias residentes em territórios de baixa densidade demográfica, com espalhamento ou dispersão populacional (áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, calhas de rios, assentamentos, dentre outros), no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, pode ser realizado por meio de Equipes Volantes.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis