Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

MP Investiga Motivo de Ambulâncias Abandonadas em Imperatriz, MA

Data do post: 18/12/2014 16:17:53 - Visualizações: (484)

Dezenas de ambulâncias se amontoam no pátio da prefeitura de Imperatriz. Má aplicação da verba pública para a saúde será investigada.

(Foto: Divulgação/MPMA)O Ministério Público do Maranhão (MPMA) abriu um inquérito, nesta quinta-feira (18), para investigar as razões pelas quais 14 ambulâncias estão amontoadas, com sinais de abandono, no pátio da prefeitura de Imperatriz, a 626 km da capital. O prazo para que o município explique a situação é de 15 dias.

A má administração e aplicação da verba pública para a área da saúde, também, deverão ser apuradas.  “As ambulâncias que estão em estado de degradação foram adquiridas com verbas públicas destinadas à saúde, sendo necessária minuciosa análise dos motivos que levaram à ocorrência de tal situação”, ressaltou o titular da Promotoria de Justiça Especializada em Defesa da Saúde, Newton Bello Neto.

Tentou entrar em contato com a Secretária Municipal de Saúde de Imperatriz e com a Prefeitura do município por meio dos telefones disponíveis no site, mas ninguém atendeu até a publicação desta reportagem.

Entenda

Dezenas de ambulâncias se amontoam no pátio da prefeitura de Imperatriz, no Maranhão, por falta de manutenção. Diversos veículos, que deveriam ser utilizados para salvar vidas, encontra-se em situação de abandono. Muitas estão servindo como depósitos de entulho e água parada. Quase todas as ambulâncias têm quase sete anos de uso.

O pátio da prefeitura de Imperatriz virou uma espécie de cemitério de veículos. Um ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que está abandonada no pátio, por exemplo, já teve o motor e os faróis arrancados.

Não início da semana, quando foi feita a denúncia pelo jornalismo da TV Mirante, o Ministério da Saúde informou que os veículos repassados aos municípios são de responsabilidade das prefeituras. A Prefeitura de Imperatriz disse que trailers do programa ‘Saúde da Família’ e o carro de combate à dengue, também abandonados no pátio, já estão parados no local há cerca de 15 anos e que uma equipe de agentes de endemias iria verificar a situação nos veículos que estão acumulando água parada.

Fonte: G1/MA