Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Decisão do TJ-TO confirma legitimidade da DPE para Ações Coletivas

Data do post: 18/12/2014 11:33:43 - Visualizações: (420)

O caso analisado trata-se de ACP que busca garantir aos pacientes e familiares, usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, acesso ao prontuário médico sem necessidade de recorrer ao judiciário, pois frequentemente os hospitais vinham negando tal acesso com base no sigilo profissional do médico

imagem da internetA 3ª Turma Julgadora da 1ª Câmara Cível do Egrégio Tribunal de Justiça do Tocantins por unanimidade de votos reconheceu a legitimidade da DPE -Defensoria Pública para propor ACP - Ação Civil Pública não apenas na defesa dos necessitados/hipossuficientes, mas também na tutela de todo e qualquer direito difuso, coletivo ou individual homogêneo, na forma da lei, de modo a garantir, primordialmente, o postulado da dignidade da pessoa humana, que é um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito. 

O caso analisado trata-se de ACP que busca garantir aos pacientes e familiares, usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, acesso ao prontuário médico sem necessidade de recorrer ao judiciário, pois frequentemente os hospitais vinham negando tal acesso com base no sigilo profissional do médico. Na Ação houve sentença extinguindo o feito por falta de legitimidade da Defensoria Pública, uma vez que a magistrada entendeu que a não comprovação de hipossuficiência de todos os interessados inviabiliza a atuação da Defensoria Pública.  

Foi interposta apelação pelo NAC - Núcleo de Ações Coletivas, no período de substituição do defensor público Freddy Alejandro Solórzano, em face da decisão e o Tribunal proveu o recurso, reconhecendo a legitimidade da Defensoria Pública e deixando claro que a não comprovação de hipossuficiência de todos os interessados não inviabiliza a atuação da instituição, tendo em vista que a maioria dos usuários do SUS são hipossuficientes. No julgamento do recurso de apelação que culminou na decisão a DPE-TO esteve representada no Tribunal pela defensora pública de Classe Especial Arassônia Maria Figueiras.

 Na ementa do acórdão a referida Turma Julgadora consignou: "A alegação de que a presente ação pode alcançar também aqueles não necessitados é um contrassenso. A eventual procedência da demanda não pode afastar o efetivo benefício às pessoas realmente necessitadas pelo simples fato de também poder beneficiar aqueles que não se enquadram na definição de hipossuficientes. Ademais, é de conhecimento público que a grande maioria dos pacientes do SUS são pessoas necessitadas que carecem de assistência".

De acordo com o coordenador do NAC em exercício, Arthur Luiz Pádua Marques, esse precedente afasta o entendimento que a Defensoria Pública tem legitimidade para ações coletivas se comprovar que todos os interessados são hipossuficientes, inclusive, para os casos de direito difuso. Desse modo, o acórdão é de suma importância, pois está de acordo com a Emenda Constitucional 80/2014, que deu nova redação ao artigo 134 da CF/88 reproduzida na Lei Complementar Federal nº. 80/1994, sobretudo o seu art. 4º, inciso VII, que estabelece como função institucional: “promover ação civil pública e todas as espécies de ações capazes de propiciar a adequada tutela dos direitos difusos, coletivos ou individuais homogêneos quando o resultado da demanda puder beneficiar grupo de pessoas hipossuficientes”, dispositivo reproduzido no art. 2º, inciso VII, da Lei Complementar Estadual nº. 55/2009.

Fonte: Ascom/Defensoria