Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Semades Busca Experiências de Sucesso no Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Data do post: 18/12/2014 11:10:36 - Visualizações: (450)

Após a liberação da verba federal para elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos - PERS, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) estão em busca de experiências bem sucedidas de aterros sanitários que podem servir como modelos para o Tocantins. As visitas técnicas acontecem até esta quinta-feira, 18, em aterros no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Foto: DivulgaçãoEm São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, os técnicos conheceram um aterro privado situado em uma área de 850 mil metros quadrados. Segundo o diretor de meio ambiente da Semades, Rubens Brito, atualmente o aterro opera com 550 toneladas/dia de resíduos, gerados em oito municípios que ficam num raio de 50 km do local.

“A grande novidade do processo é a destinação do gás. Ele é captado por meio de drenos e vai para uma planta de geração de biogás que faz o processamento e purificação para ser comercializado como Gás Natural Renovável, o GNR”, explicou o diretor. De acordo com ele, o GNR deve ser interligado com o gasoduto estadual, viabilizando a distribuição do produto.

Para o diretor, experiências como a de São Pedro da Aldeia devem ser adaptadas em propostas e soluções regionalizadas que devem ser apresentadas no PERS. “Queremos implantar uma proposta piloto no Estado, mas que seja econômica, social e ambientalmente viável, considerando a capacidade de investimento dos municípios tocantinenses”, observou.

Fazem parte do grupo a coordenadora de Políticas Ambientais, Biodiversidade e Florestas da Semades, Dalvany Lima e a supervisora de Resíduos Sólidos da Semades, Hélia Azevedo Pacheco. A próxima visita será em Paulínia, interior de São Paulo.

Fonte: Luiz Melchiades/ Ascom Semades