Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Em Tocantinópolis, Secretaria Municipal de Saúde Intensifica Campanha Contra Dengue e Febre Chikungunya

Data do post: 16/12/2014 22:17:29 - Visualizações: (1304)

Na intenção de alertar a população do centro de Tocantinópolis, funcionários e agentes de saúde saíram as ruas com cartazes e fazendo panfletagem nesta ultima segunda feira (15)

Foto: Dirceu LenoFoto: Dirceu LenoAgentes Comunitários de Saúde, de Combate às Endemias e Equipes da Secretaria Municipal de Saúde, foram as ruas para alertar a população sobre a Febre Chikungunya, orientando quanto a prevenção e distribuindo materiais educativos para que a população possa colaborar com ações preventivas contra a Dengue e a Febre Chikungunya em Tocantinópolis.

Tradicionalmente lançada em novembro, a campanha de prevenção e conscientização sobre a dengue da Secretaria Municipal de Saúde deste ano incluiu também alertas sobre a Febre Chikungunya. Sem casos confirmados ou suspeitos em Tocantinópolis, a doença, transmitida pelo vetor da dengue (o mosquito Aedes aegypti), vem crescendo em número de ocorrências no país.

Foto: Dirceu LenoA ação de mobilização aconteceu nesta segunda-feira (14), percorrendo ruas e avenidas da cidade. Dentre outros assuntos relacionados, foram abordadas as responsabilidades que cabem ao morador; como cuidar bem do lixo doméstico, não deixar água parada em vasos, pneus ou outros recipientes proliferadores do mosquito transmissor da dengue.

Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre Chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Foto: Dirceu Leno

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis