Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Operação Feliz Aniversário da Polícia Civil de Tocantinópolis Apreende Armas e Recupera Celulares Roubados

Data do post: 15/12/2014 19:12:33 - Visualizações: (4227)

Operação foi baseada em fotos dos acusados de praticarem furtos em Tocantinópolis e após os atos infracionais ostentavam dinheiro e os produtos nas redes sociais.

foto divulgação SSP-TOÀs 6h de segunda-feira, dia 08/12/2014, a Polícia Civil de Tocantinópolis, chefiada pelo Delegado Regional de Polícia, Dr. Tiago Daniel de Moraes, auxiliado pelo Delegado de Tocantinópolis, Dr. Rommel Rubens Costa Rabelo, deu início à Operação Feliz Aniversário, visando tirar de circulação armas de fogo artesanais, em forma de pistola, utilizadas por adolescentes e maiores para a prática de assaltos no Setor Alto da Boa Vista II.

A operação contou com a participação de 14 policiais civis, entre delegados de polícia, agentes e escrivães. Durante a operação foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão em dez residências desta cidade.

A Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente de Tocantinópolis, chefiada pelo Dr. Tiago Daniel de Moraes investigou por mais de um grupo de pessoas que englobava adolescentes e maiores de idade suspeitos da prática de vários crimes, entre eles porte ilegal de armas de fogo, ameaça, roubos à mão armada, posse irregular de substância entorpecente e furtos, formando assim uma verdadeira organização criminosa.

foto divulgação SSP-TOO principal objetivo deles era subtrair celulares e dinheiro e depois com os lucros dos crimes festejavam à base de bebidas e drogas. Os integrantes do grupo gostavam de tirar fotografias ostentando armas e depois compartilhavam com os amigos nas redes sociais.

Durante a operação, foram presos em flagrante dois maiores de idade e um adolescente foi apreendido. Marcondes  Pinto da Conceição Carvalho foi preso em casa e posteriormente recolhido na cadeia pública de Tocantinópolis pelo crime de posse irregular de arma de fogo, uma vez que tinha em seu poder uma pistola artesanal calibre 22 e 04 munições do mesmo calibre.

foto divulgação SSP-TOEvanio Farias Leite, vulgo Vaqueiro ou Mi, tinha consigo uma pequena quantidade de maconha, e foi liberado depois de assumir o compromisso de comparecer ao juizado especial criminal para responder pelo seu crime.

Com o adolescente apreendido foram encontrados uma pistola artesanal calibre 22 e duas munições, além de material utilizado para fazer tatuagens, em alguns casos em adolescentes, o que configura crime de lesão corporal gravíssima, tendo em vista resultar em deformidade permanente.

O adolescente conduzido foi ouvido e entregue à sua representante legal. Durante sua oitiva, acompanhado de sua mãe, ele assumiu ter fabricado as armas, com a ajuda de Leonardo Brito Rodrigues, com quem teria praticado um assalto à um casal no Setor Alto da Boa Vista II, acompanhado de um outro comparsa, que era adolescente à época, mas completava 18 anos naquele dia 08 de dezembro.

Estes dois indivíduos citados também foram ouvidos e também assumiram ter participado do referido assalto. O adolescente assumiu ainda ter praticados outros dois atos infracionais de furto, sendo estes de celulares e de porcos, além de ter feito tatuagem em outro adolescente.

foto divulgação SSP-TOFoto: Reprodução/FacebookCom o aniversariante do dia foi apreendido um dos celulares roubados pelo grupo e contou ainda para o delegado a prática de outro crime de furto, só que de dois porcos numa fazenda perto do Ribeirãozinho, que contou com a ajuda de outros dois indivíduos, sendo um maior e um menor.

O maior que também participou do furto dos porcos, já havia sido preso pela Polícia Civil na tarde do dia 1° de Dezembro, com quem foi encontrado uma pequena quantidade de maconha. Higor Alves Santana da Conceição, vulgo Operado, não pôde ser ouvido novamente para falar sobre os referidos furtos, pois teria se mudado para Goiânia (GO).

E assim a Polícia Civil de Tocantinópolis conseguiu desestruturar a organização criminosa que atuava principalmente no setor Alto da Boa Vista, apreendendo as armas utilizadas pelo grupo e esclarecendo uma série de roubos à mão armada praticados naquela região.

Fonte: Ascom/Delegacia Regional de Polícia de Tocantinópolis