Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Festejo em Honra a Santa Luzia da Comunidade Vila Valdenor se Encerra Neste Sábado (13)

Data do post: 13/12/2014 18:36:48 - Visualizações: (1498)

A novena que este ano completa 48 anos, se iniciou no dia 04 de Dezembro ultimo, e hoje entrará no seu ultimo dia que terá como tema: Santa Luzia, modelo de Santidade e fé.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brTermina hoje o tradicional festejo em honra a Santa Luzia da comunidade de Vila Valdenor, com missa que está marcada para iniciar as 19 horas, seguida do tradicional leilão e no final tradicionalmente, haverá a distribuição gratuita de bolo e café para os presentes.

A programação que todos os dias contou com a reza do terço às 18h30min, seguida da missa, também teve batizados que aconteceram nesta ultima sexta feira (12), pela manhã.

Os noitários desta décima e ultima noite são "Todos os devotos de Santa Luzia, Família Barbosa, Autoridades Eclesiásticas, judiciárias, do poder executivo e legislativo municipal, civis e militares".

Imagem do site www.tocnoticias.com.brDesde o período da manhã que dezenas de pessoas da família Barbosa, cuja matriarca é Maria de Lourdes Barbosa da Silva conhecida popularmente por "Dona Lourdes", vem preparando os bolos que serão servidos gratuitamente aos participantes e também as joias do leilão que é um dos pontos fortes do evento católico. Vale lembrar que todo o valor arrecadado será usado na manutenção da capela de Santa Luzia que foi originalmente construída através destes leilões.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brSobre o Festejo

Imagem do site www.tocnoticias.com.brA ideia original de realizar a novena em honra a Santa Luzia, começou ainda no ano de 1966, quando a senhora Maria de Lourdes Barbosa da Silva hoje com 81 anos, teve complicações em um parto de trigêmeos ficando muito fraca, perdendo na ocasião parte da visão, e com isso, a "Dona Lourdes" como é mais conhecida, fez uma promessa à Santa Luzia, que se caso ela se curasse da fraqueza e restaurasse a visão, ela faria a novena pelo resto de sua vida, e após a promessa a senhora foi agraciada ficando totalmente curada, e a 48 anos, completados agora em 2014, ela vem cumprindo com o prometido.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brA ideia de fazer a capela surgiu quando no ano de 1988, o padre Cipriano foi convidado a conduzir uma missa que acontecia na porta da residência de Dona Lourdes, no dia final da novena (13), dia em que todos que participavam da novena se fartavam de comer bolos de todos os tipos e gostos servidos gratuitamente com café. Na ocasião o Padre Cipriano incentivou a se construir uma capela, pensamento este que já tinha surgido na cabeça de Dona Lourdes que fazia um leilão no ultimo dia da novena e vinha guardando o dinheiro arrecadado em uma poupança há vários anos e com medo do confisco desse dinheiro pelo famoso Plano Collor, o dinheiro foi todo sacado em 1990 e comprado o material para o inicio da construção da capela que só terminou no ano de 2000, e desde então as novenas que antes aconteciam na residência de Maria de Lourdes passaram a ser feitas na própria capela que fica localizada na Travessa Pedro Brito na Vila Valdenor.

Imagem do site www.tocnoticias.com.br

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias