Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Cidade de Araguaína Recebe Sistema Mais Moderno e Resistente de Drenagem

Data do post: 29/10/2014 20:09:35 - Visualizações: (727)

Prefeitura adquiriu mais de sete mil metros de tubos PEAD, material mais moderno que existe atualmente no mercado.

Fotos: Leila MelPreocupada com o desenvolvimento urbano responsável e durável em Araguaína, a Prefeitura adquiriu tubos de polietileno de alta densidade (PEAD), um material altamente resistente, com vida útil estimada superior a 75 anos. São 25 anos a mais do que os tubos de outros materiais. A Via Lago, Centro Expandido, o Cimba, o Araguaína Sul, Nova Araguaína, Itaipu e Beira Lago estão entre os locais que receberão esse novo sistema.

O PEAD substitui muitos materiais da indústria, como concreto e a cerâmica, e moderniza o sistema de saneamento, drenagem, águas pluviais e manejo de fluidos à base de água em geral. “Procuramos o que existe de melhor e mais atual no mercado para atender Araguaína. Além da alta durabilidade, os tubos em PEAD possuem alta resistência à corrosão e grande eficiência hidráulica”, ressalta o Prefeito Ronaldo Dimas.

Para implantar o sistema de drenagem é necessária uma análise técnica adequada para não prejudicar as nascentes e não perder, em longo prazo, todo o trabalho realizado e dinheiro investido. O Secretário da Infraestrutura Simão Moura comenta que “deve ser feito levantamento topográfico com delimitação das áreas de influência e bacias hidrográficas, identificação e georreferenciamento das nascentes, estudo do lençol freático e do solo e, por fim, elaboração de bons projetos para a garantia de eficiência e qualidade da obra”.

Pontos Críticos e EmergenciaisFotos: Leila Mel

Desde o início de 2013, Araguaína recebe sistema de drenagem em suas ruas. Ao total mais de 3000 tubos de concreto já foram colocados por toda a cidade. Parte dos Setores Cimba, Carajás com Santa Helena, Universitário, Avenida Castelo Branco, Nova Araguaína, Vila Goiás e Vila Santiago, receberam as obras de drenagem e não sofrem mais com alagamentos.

Além desses locais, o Secretário da Infraestrutura Simão Moura Fé, lembra das obras emergências. “Logo quando iniciamos a gestão tivemos que rapidamente cuidar dos casos muito críticos e que causaram risco à população. Colocados 1.308 tubos no setor Tereza Hilário Ribeiro, Maracanã, Universitário e Avenida Filadélfia”, diz.

Assentamentos

Os Assentamos também recebem serviços de drenagem em suas vias. Além do trabalho de pavimentação primária, a equipe da infraestrutura está colocando tubos nas estradas de acesso à zona rural. No Assentamento Paraíso, por exemplo, foram colocados seis bueiros de concreto com 15 metros cada, em 17km de extensão da estrada, para drenagem das águas das chuvas e córregos.

Fonte: Ascom/Prefeitura de araguaina