Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantinopolino Clenan Renaut é Nomeado Procurador-Geral de Justiça do Tocantins

Data do post: 22/10/2014 17:29:27 - Visualizações: (816)

O Governador Sandoval Cardoso escolheu e nomeou o mais votado, Clenan Renaut de Melo Pereira, que ficará à frente do Ministério Público Estadual (MPE) durante o biênio 2015/2016.

Imagem por Ronaldo MittNa eleição para a formação da lista tríplice, realizada na última sexta-feira, 17, o Procurador de Justiça Clenan Renaut de Melo Pereira obteve 89 votos, do total de 117. Ele já exerceu o cargo de PGJ por duas gestões consecutivas (2009/2010 e 2011/2012). Seu novo mandato terá início com a assinatura do termo de posse, que ocorrerá em 14 de dezembro deste ano, durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça.

A entrega da lista tríplice foi acompanhada pelo presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Procurador de Justiça João Rodrigues Filho, que discorreu ao Governador sobre a recomendação da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) que orienta os chefes do Executivo a priorizar, em suas escolhas, o nome do candidato mais votado da lista. Essa orientação visa reforçar o caráter autônomo conferido pela Constituição Federal ao Ministério Público brasileiro.

Sobre sua votação e escolha, Clenan Renaut disse se sentir orgulhoso e agradeceu a confiança da classe no seu trabalho. Ressaltou que suas duas administrações anteriores foram chanceladas nesta eleição com a votação expressiva que obteve entre os membros do MPE. O novo PGJ também falou dos desafios futuros. "O trabalho será dobrado, mas tenho certeza de que as conquistas virão", arrematou.

Imagem por Ronaldo MittA atual PGJ, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, informou ao Governador que a eleição para o cargo de Procurador-Geral foi antecipada este ano para que o novo gestor tenha a oportunidade de participar da elaboração do orçamento da instituição. Sobre a expectativa para a nova gestão, frisou: "Tenho certeza de que ele vai continuar o trabalho que vem sendo desenvolvido e que também irá inovar", disse Vera Nilva.

Perfil

Clenan Renaut de Melo Pereira é natural de Tocantinópolis (TO). Ingressou no Ministério Público do Tocantins em 1990. Foi o primeiro Promotor de Justiça a atuar em Palmas. Também passou pelas Promotorias de Araguacema, Ponte Alta do Tocantins, Itaguatins, Filadélfia e Porto Nacional. Em 2001, ascendeu ao cargo de Procurador de Justiça. Entre outras funções referentes ao MPE, foi presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Diretor-Geral da Procuradoria-Geral de Justiça, coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), coordenador do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), coordenador dos Centros de Apoio Operacional (Caops) do Meio Ambiente e do Consumidor e Subprocurador-Geral de Justiça. Exerceu o cargo de Procurador-Geral de Justiça nos biênios 2009/2010 e 2011/2012. Atualmente, é Corregedor-Geral do MPE.

Fonte: Alayla Milhomem/Flávio Herculano